Topo

Sem desperdício: veja dicas para aproveitar o espaço debaixo da escada

Sob o vão da escada, o arquiteto Rogério Perez compôs um espaço zen, com destaque ao jardim de inverno - Fran Parente/ Divulgação
Sob o vão da escada, o arquiteto Rogério Perez compôs um espaço zen, com destaque ao jardim de inverno Imagem: Fran Parente/ Divulgação

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

04/10/2012 07h04

O espaço debaixo da escada, num primeiro momento, parece tão pequeno e limitado que deixá-lo vazio soa como a melhor escolha. Porém, há diversas possibilidades que permitem transformar os poucos metros quadrados em um cantinho bonito e exclusivo, além de utilitário em alguns casos. As soluções podem ser funcionais como um espaço de estudo ou simplesmente decorativas, caso dos jardins de inverno. 

Estude o espaço

Praticamente todos os tipos de escada admitem que o espaço logo abaixo delas seja utilizado, até mesmo a caracol – basta existir um vão livre. Mas antes de executar sua ideia, planeje bem. Não há restrições para decorar o local, porém esteja atento a detalhes como o estilo/inclinação da escadaria e a altura entre o piso e os degraus. Como normalmente este é um lugar pouco extenso, um profissional pode orientar na criação de um ambiente personalizado e com uma função utilitária, caso este seja o desejo.

Sob os degraus

Os arquitetos Andréa Parreira, Camila Klein e Rogério Perez apresentam soluções criativas e funcionais para investir na decoração deste espaço; veja:

- Os armários, bibliotecas, bares e nichos para TV são boas opções para tomar este espaço – desde que não seja usado como passagem. Para adequar perfeitamente qualquer mobília ao local, o ideal é contratar um marceneiro e investir em um serviço sob medida. “Tudo precisa ser desenhado para aproveitar cada milímetro e deixar a composição das peças harmoniosa”, explica Perez.

  • Bruno Netto/ Divulgação

    Sob a escada, a arquiteta Camila Klein propôs um bar que inclui um nicho para adega

- Com criatividade, é possível ambientar um cantinho de relaxamento ou estudo. Para criar um "espaço zen", Klein sugere colocar almofadas do tipo futon sobre decks; uma bancada planejada e uma cadeira de escritório são itens essenciais para um pequeno home office. Nesses casos, não se esqueça de projetar uma iluminação adequada, porque o ambiente sob a escada costuma ter menos luminosidade natural, mesmo que a estrutura seja leve e arejada.

- Por que não expor aquela coleção tão adorada de CDs? Para esta função, você pode usar nichos irregulares planejados. Se quiser colocar livros, projete prateleiras sob medida, mas calcule bem o tamanho para não sobrecarregar o local. E a coleção de moedas? Faça quadros e exiba suas raridades como obras de arte, criando uma pequena galeria na parede abaixo da escada.

- Para realçar o novo ambiente, troque a cor da parede debaixo da escada. As cores neutras estão liberadas porque oferecem amplitude ao local. Já os tons escuros podem até ser usados, mas saiba que tendem a diminuir o espaço, por isso, pense bem antes de aplicá-los. Matizes intensos vão bem com algum estilos de decoração, se sua casa é moderna, que tal usar quadros sobre a tinta vermelha, rosa choque, azul ou amarelo?

- Como forma de delimitar o espaço, uma alternativa é usar papeis de parede. “Tome cuidado com a cor ou estampa escolhida, pois algumas podem achatar e fazer com que o ambiente pareça menor”, salienta Parreira.

- Se a escada fica na sua sala de jantar, é uma boa opção utilizar o espaço para colocar uma adega ou um móvel para guardar louças e copos. Caso a metragem seja suficiente, que tal expandir a ideia da adega e fazer um pequeno bar, composto por um móvel planejado e decorado com bandejas, copos, adega incorporada ou cooler?

- Se a escada está junto à sala de estar, o espaço sob a estrutura pode ser pensado como uma estante de livros, um nicho para peças decorativas ou ainda, se for um pouco maior, para o equipamento de home theater.

- O espaço sob escadas localizadas no estar pode receber jardins de inverno que deixam o local mais bonito e agradável. “Um espelho d’água, com plantas aquáticas, também oferece um ótimo efeito”, diz Perez. Para as duas sugestões, certifique-se de que o piso ficou bem impermeabilizado para se protegê-lo de problemas com infiltrações.

- Colecionadores de arte podem ocupar os delimitados metros quadrados sob a escada com uma escultura de grande porte. Outras opções menos "cult" são cachepôs suntuosos ou quadros vivos, conhecido também como jardins verticais, suspensos na parede.