Topo

Deixe o quarto e o banheiro com cara "de hotel" com arrumação simples

Para deixar a cama arrumada, com cara de quarto de hotel, basta seguir as dicas das dobras no lençol - Getty Images
Para deixar a cama arrumada, com cara de quarto de hotel, basta seguir as dicas das dobras no lençol Imagem: Getty Images

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

08/11/2012 07h11

Já pensou em ter em casa uma cama arrumadinha, com aquele lençol bem esticado, e um banheiro limpo e cheiroso como em um quarto de hotel? Com a ajuda de dicas e truques dados pelos especialistas em arrumação hoteleira, estes ambientes podem ficar com aquela "cara de hotel", na mais perfeita ordem e completamente higienizados em pouco tempo e sem muito esforço.

Siga as etapas de arrumação

- Qual a primeira ação de uma camareira ao entrar em um quarto que acabou de ser desocupado por um hóspede? Acertou quem disse "abrir as janelas". Portanto, faça o mesmo em sua casa: antes de qualquer limpeza, abra as cortinas e janelas para arejar e ventilar o ambiente.

- No banheiro, primeiro retire o lixo e as roupas de banho usadas. No quarto, remova também o jogo de cama. “Assim o colchão é arejado, enquanto a limpeza é iniciada”, explica a governanta do Hotel Clarion Faria Lima da rede Atlantica Hotels, Elaine Rosa.

- Porém, se você decidir começar a arrumação pelo quarto, uma dica é deixar os azulejos do box "de molho". No caso do hotel Renaissance São Paulo Hotel, a arrumadeira borrifa um produto a base de hipoclorito de sódio sobre os azulejos, concentrando os jatos especialmente nos rejuntes. A substância age por mais ou menos 25 minutos e somente após este tempo, a superfície é esfregada. “É fundamental conhecer bem os produtos aplicados e respeitar o tempo de ação dos componentes”, diz a front office manager, Claudia Raposo.

  • Getty Images

    Para limpar o espelho, use um pano molhado em água quente, bem torcido

Água quente na limpeza do banheiro

- Uma dica do serviço hoteleiro é usar água quente para a higienização do banheiro. De acordo com Rosa, a temperatura alta da água ajuda a eliminar toda a sujidade e resíduos gordurosos. Para facilitar o trabalho, utilize a água quente do próprio chuveiro.

- Para limpar o espelho do banheiro, lavabo ou mesmo do quarto, um truque é usar um pano que não solte pelos, molhado em água quente e bem torcido. Ao passar o pano úmido, o espelho ficará embaçado por causa do calor, mas após alguns minutos, o efeito some, deixando a superfície limpa e sem manchas.

- Rosa ensina também como não deixar o vidro do box manchado:  limpe-o normalmente com água e detergente neutro e, em seguida, aplique cera para polir carros, seguindo as mesmas instruções do uso no automóvel. “A cera faz com que a água do banho escorra e não se acumule no vidro, evitando manchas”, explica.

  • Getty Images

    Não misture os utensílios de limpeza: use uma luva específica para higienizar o vaso sanitário

- Para a limpeza do vaso sanitário, é importante usar luvas. Atenção! Os profissionais indicam que as luvas não devem ser reutilizas para outras limpezas. “Não misture os produtos, esponjas e os panos usados em diferentes tarefas. Por exemplo, use um pano específico para os móveis, outro para as janelas, isso ajuda a manter a higienização do ambiente”, ressalta Raposo.

E no quarto...

- Para limpar os móveis, tanto do quarto quanto da sala, siga as orientações da arrumadeira do Renaissance São Paulo Hotel, Elisangela Costa: passe somente um pano umedecido em água, bem torcido, para tirar o pó. “O pano não pode estar molhado porque, ao secar, pode acarretar manchas no móvel”, recomenda.

- Caso tenha o hábito e seu mobiliário permita, o uso de produtos para dar brilho está liberado, porém nunca derrame o polidor sobre a superfície. “Sempre usamos os produtos diluídos em água e nunca aplicamos diretamente no piso ou no móvel, há risco de manchas”, diz Rosa. Assim, use um pano molhado em água e bem torcido e sobre ele espalhe o lustra móveis para, em seguida, espalhar sobre a peça. Para finalizar e eliminar o excesso do produto, utilize um pano seco e limpo.

- Se perceber que as sujeiras se acumularam naqueles cantinhos dificilmente alcançáveis, uma dica é usar uma escova de dente macia e seca para retirar a poeira por exemplo, das arestas e reentrâncias da televisão.

- Para a higienização do chão, se o piso é de madeira natural, o ideal é limpar somente com um pano umedecido em água quente e - em seguida - finalizar com um pano seco. Porém, se o piso é do tipo laminado, use um pano úmido em solução de água e detergente neutro, bem torcido. Não é aconselhável passar produtos multiuso nesses pisos porque - com o tempo - tendem a acumular causando manchas no revestimento.

- Esticou a roupa de cama e notou algum friso marcante? Não precisa retirar os lençóis, pois Rosa ensina mais um truquezinho: aplique sobre o amassado uma solução de álcool (50 ml), água (400 ml) e amaciante (50 ml). E, ao borrifar, use as mãos para esticar o tecido. “A mistura ajuda a alisar as fibras, por isso, também aconselho seu emprego ao passar as roupas de uso pessoal com ferro elétrico”, completa.

- Ao higienizar e colocar tudo em ordem, “saia de costas do quarto ou do ambiente, olhando para checar se faltou algum canto a ser limpo ou se não está deixando para trás algum pano no chão”, aconselha Raposo, acostumada à eficiência do ramo hoteleiro no quesito arrumação.