Topo

Copie o design: "Architecture for Dogs" quer mudar a relação com cães

Daiana Dalfito

Do UOL, em São Paulo

21/11/2012 07h03

Lançado no último dia 15 e disponível desde o dia 20 para internautas do mundo todo, o site "Architecture for Dogs" propaga a iniciativa do designer japonês Kenya Hara de disponibilizar produtos de desenho inspirado e boa qualidade para cães, uma forma de mudar a relação entre humanos e cachorros, deixando-a ainda mais harmoniosa e alegre.

A iniciativa se baseia em projetos de casinhas, brinquedos e utilitários por grandes nomes da arquitetura e do design internacionais - como Kengo Kuma, Konstantin Grcic e o escritório MVRDV - segundo as características de raças de cães específicas. Essas peças farão parte de exposições de arte e design, como a Art Basel em Miami (de 5 a 9 de dezembro), e podem ser copiadas pelos usuários do site em um esquema "faça você mesmo".

Ao abrir o site e dentro da aba "Community" há um chamamento incentivando os donos de cães a baixarem os projetos, executá-los e, depois, compartilhar os resultados via internet, através de imagens e comentários. Os desenhos dos produtos pode ser acessado na sessão "Architects", clicando nos nomes dos escritórios e profissionais. Nas respectivas páginas ainda há indicativos sobre o nível de dificuldade e o tempo gasto para a execução dos objetos.

Arquitetando a ideia

Segundo Doug Roche, diretor associado do projeto "Architecture for Dogs", Kenya Hara teve a ideia há alguns anos e passou a estudar e observar a interferência direta da arquitetura no dia a dia das pessoas, acabando por escolher aplicá-la aos cães por estes serem animais que geram amor em sentido amplo e em todo o mundo.

"Este projeto é uma forma de mudar a relação que temos com nossos cães. Humanos têm criado e cruzados espécies de cachorros há dezenas de milhares de anos, por esta razão, esses animais são agora inteiramente dependentes de nós. Por outro lado, os humanos vivem em ambientes projetados, construídos. Nossas casas são - obviamente - construídas em escala humana, mas o ' Architecture for Dogs'  pretende explorar formas de tornar nossos espaços de convivência mais amigáveis aos cães", explica Roche.

Em uma época que os pets ganham, cada vez mais, serviços e produtos para o conforto, tal perspectiva parece lúcida e bem resolvida. Cães tratados como cães, através de designs de boa qualidade.