Topo

Mostra em SP apresenta móveis de madeira e investiga reinvenções da técnica

Arca policromada, exposta no MCB, data do século 18 e é um exemplar do Barroco mineiro - Rômulo Fialdini/ Divulgação
Arca policromada, exposta no MCB, data do século 18 e é um exemplar do Barroco mineiro Imagem: Rômulo Fialdini/ Divulgação

Do UOL, em São Paulo

12/12/2012 07h01

Abre nesta quinta-feira (13), no MCB (Museu da Casa Brasileira), a exposição “Madeira e móvel: um olhar sobre a coleção MCB”. A mostra reúne uma seleção de peças do acervo da instituição e busca explorar as diversas técnicas empregadas na fabricação de mobiliário em madeira.

Estão expostos exemplares que datam dos séculos 18 a 21, ferramentas próprias para o trabalho em madeira, moldes de encaixes e espécies de árvores utilizadas na produção de móveis. Entre os destaques, o “Tamborete Mocho”, criado por Sérgio Rodrigues em 1954, sinaliza a fluidez e a mutabilidade do design ao aproveitar a inspiração do banquinhos usados na ordenha para a confecção da peça.
 
Objetos mais antigos, como um pilão usado em cozinha e uma cadeira em estilo D. João 5º, também podem ser vistas. Essa última reflete a influência portuguesa no mobiliário nacional, especialmente o dos séculos 18 e 19.
  
Serviço - Madeira e móvel: um olhar sobre a coleção MCB 
Quando: de 13 de dezembro de 2012 a 13 de janeiro de 2013 
Onde: Museu da Casa Brasileira (Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano, São Paulo)
Informações: (11) 3032-3727 ou www.mcb.org.br