Topo

Transforme seu banheiro em um spa

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Rita Trevisan e Thaís Macena

do UOL, São Paulo

16/01/2013 11h22

Depois de um dia difícil, nada melhor do que um bom banho, não é? Pois a boa notícia é que existem inúmeros artifícios para turbinar a experiência de relaxamento e prazer associada a esse ritual diário, permitindo deixar do lado de fora os problemas, as preocupações e a ansiedade. Não por uns minutinhos, mas pelo tempo que for preciso.

As opções são muitas e vão desde a instalação de uma sauna dentro do box à utilização de um sachê com ervas aromáticas e essências, que cabe certinho no bocal do chuveiro e resolve bem a vida de quem não tem banheira em casa.
 

Para usufruir do vapor gostoso de uma sauna sem sair da sua casa, por exemplo, não é preciso nenhum quebra-quebra. Basta ter um espaço de pelo menos três metros cúbicos no box. A sauna é instalada no local, dispensando qualquer tipo de encanamento hidráulico, e a parte elétrica pode ser feita nos próprios pontos de energia que alimentam o chuveiro. "As únicas recomendações são que o ambiente da sauna seja revestido preferencialmente por azulejos e que as portas sejam de material resistente, como alumínio ou poliestireno", explica Tatiane Pereira Freire, gerente comercial da Universo Piscinas, empresa que comercializa o equipamento.

Duchas incrementadas também ajudam a tornar o banho uma experiência ainda mais gostosa e revigorante. Uma das novidades são as duchas com jato aerado, que misturam ar e água para proporcionar uma sensação de volume maior, mas sem alterar a pressão. Modelos que projetam cores no banheiro, para aliar os benefícios relaxantes do jato d’água aos princípios da cromoterapia, também são uma boa pedida. Nesse caso, leds instalados em um ponto de energia elétrica simples e próximo à ducha emitem feixes de luz coloridos.

"A cor não afeta as propriedades químicas ou físicas da água para proporcionar um efeito direto. No entanto, há um efeito psicológico muito interessante, já que as cores, de forma geral, ajudam a relaxar ou estimulam”, esclarece a médica especialista em saúde pública Eneida Duarte Gaspar, autora do livro "Cromoterapia – Cores Para a Vida e Para a Saúde", da Editora Pallas.


Eneida garante que, dessa forma, as cores podem ajudar em uma grande quantidade de problemas de saúde, porque muitas vezes a tensão ou a depressão é que estão impedindo que o organismo se recupere. As cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo, são estimulantes, e as cores frias, a exemplo do azul, do violeta e do verde, são calmantes. "As cores escuras como marrom, preto, cinza, azul-escuro e verde-escuro deprimem. O branco sozinho também pode entristecer", complementa.

Aromas mudam o ambiente
Além da cromoterapia, é possível somar as vantagens da aromaterapia ao ritual do banho. "Os aromas evocam emoções e, da mesma forma que as cores, geralmente se relacionam com emoções que proporcionam tranquilidade ou energizam", diz Eneida, também autora do livro "Aromaterapia – O Uso Terapêutico das Ervas", também da Editora Pallas. Nesse caso, o melhor é garantir a dispersão dos aromas no ambiente, usando velas perfumadas, difusores, óleos e sais de banho, entre outros. "Uma dica é colocar vasinhos de ervas aromáticas na janela. Assim, o ambiente estará sempre perfumado de forma natural", ensina.

Outra ideia é usar ervas, pétalas de flores e essências diretamente na banheira ou num sachê acoplado ao chuveiro. "Basta quebrar os galhinhos e amassar as folhas ou pétalas com as mãos para garantir que liberem todo o aroma. O ideal é preparar na hora de usar", explica Renata Ashcar, consultora em perfumaria e autora do livro "Banho - Histórias e Rituais", da Editora Grifo. A especialista indica os efeitos das principais essências aromáticas:

Relaxantes
Camomila, cardamomo, cedro, violeta, frankincense, lavanda, manjerona, mirra, neroli, rosa

Estimulantes
Alecrim, bergamota, cipreste, capim-limão, eucalipto, gengibre, limão, mandarina, melaleuca, menta, pimenta-do-reino, zimbro

Antiestressantes
Baunilha, gerânio, laranja, lima, manjericão, olíbano, patchuli, rosa, tília, vetiver

Afrodisíacos
Jasmim, petitgrain, rosa, sálvia, sândalo, ilangue-ilangue

Com tantos mimos, você sai renovado do ritual diário e o banho acaba servindo como um afago. No corpo e na alma.