Topo

Renove o ambiente: veja como usar tecidos em paredes, móveis e peças

A arquiteta Cynthia Pimentel Duarte repaginou o living social com tecidos nas cortinas, sofás e almofadas - Divulgação
A arquiteta Cynthia Pimentel Duarte repaginou o living social com tecidos nas cortinas, sofás e almofadas Imagem: Divulgação

Rosangela de Moura

Do UOL, em São Paulo

10/05/2013 07h01

As estampas alegres do verão vão dar lugar às texturas e aos tecidos mais encorpados com a entrada na nova estação. A tendência em tecidos para o inverno são os tons "off-white", cinza, preto e amarelo. O linho, o jacquard e do tipo Chevron estão entre as apostas da vez por serem mais encorpados e propícios aos dias mais frios.

Os produtos têxteis em geral podem ser utilizados em diferentes superfícies como paredes, móveis, portas, divisórias, cortinas e até almofadas e mantas. Com o uso de estamparia digital, passam a ser objeto de desejo de quem quer ter uma decoração customizada nos ambientes.

De acordo com a designer têxtil Celaine Refosco, o tecido para revestimento possui vantagens sobre os papéis de parede, pelo fato de o algodão não refletir a luz. E também porque, na maioria das aplicações, não é necessária a preparação das superfícies.

Ainda pensando em paredes, o tecido oferece ainda a facilidade de ser aplicado de maneira simples, por qualquer pessoa, pois não cria bolhas ou marcas. “O cliente pode fazer sozinho, principalmente quando é autoadesivo. Nesse caso, a remoção não deixa resíduos ou qualquer tipo de cola na superfície onde o produto foi usado”, diz Refosco.

Segundo a designer, outras vantagens estão na durabilidade, no efeito acústico que proporciona ao ambiente e na possibilidade de ser lavável.

Para a gerente de tecidos da Entreposto, Daniella Paolone, na hora de escolher os tecidos para as diferentes aplicações, os mais encorpados e resistentes são a melhor opção para as paredes e os móveis. 

No caso das paredes, para não confundir o olhar, as estampas maiores são recomendadas. No mobiliário, os produtos têxteis lisos são mais indicados por serem mais fáceis de compor com almofadas de cores mais vibrantes, mas precisam ser resistentes para ter maior durabilidade. Para as almofadas, os tecidos mais delicados como a seda são uma boa alternativa. 

“Para a manutenção do tecido, é aconselhável o uso do aspirador de pó ou de um pano úmido. A seda, por ser mais delicada e manchar com mais facilidade, deve ser impermeabilizada antes de ser aplicada”, orienta Paolone.

Passo a passo: como aplicar tecido na parede

  • Paulo Bau/UOL

Outra dica é encolher previamente os tecidos de capas de sofá, por exemplo, já que todo produto de fibra natural tende a encolher na primeira lavagem. Para que os tecidos naturais com cores mais fortes não desbotem, deixe-os longe da incidência solar. 

Do área externa para dentro de casa

A marca Regatta Tecidos optou para sua nova coleção por texturas diferenciadas, como o grafismo e o alto relevo na sobreposição aos tecidos metalizados. “O toque e o olhar vão despertar interesse pelos produtos, que, na composição das tramas, intercalam fibras, um misto de seda, algodão, viscose e poliéster”, conta Luciana Viera, gerente de marketing da empresa.

Segundo Vieira, as questões básicas que definem a escolha certa de um tecido são: o local onde produto será aplicado e os hábitos das pessoas que vivem na casa. “Lembre-se de que linho, seda e algodão se desgastam mais facilmente, mas eles chegam mais encorpados para a nova estação”, diz.

A gerente de marketing lembra ainda que uma casa com crianças, animais de estimação e com ocorrência de incidência direta do sol requer tecidos especiais como os usados em áreas externas. Eles foram repaginados e passam a ser usados em sofás, cadeiras e pufes de ambientes internos. 

“A facilidade na manutenção é o principal fator de escolha. Um pano úmido resolve qualquer acidente e a maioria deles recebe tratamento de repelência a líquidos e até antimofo.”

Esses tecidos perderam a caracterização náutica e hoje são encontrados com formas geométricas, dupla face, texturas e uma cartela formada de tons contemporâneos como o cinza, o azul e o grafite.