Aspiradores de pó com filtro HEPA ajudam a manter o ar puro em casa

Marina Oliveira e Thaís Macena
do UOL, São Paulo

  • Thinkstock

    Ao contrário dos modelos comuns, esse tipo de filtro consegue prender 99% das partículas causadoras de alergias

    Ao contrário dos modelos comuns, esse tipo de filtro consegue prender 99% das partículas causadoras de alergias

Nariz entupido, espirros seguidos e coceira nos olhos são sinais clássicos de alergia respiratória. Para combater esses males é preciso redobrar os cuidados com a limpeza da casa, sobretudo quem tem predisposição ao problema. Essa é uma das medidas mais eficazes para livrar o ambiente dos ácaros, insetos microscópicos que se concentram nas áreas que acumulam poeira, tais como colchões, travesseiros, tapetes e cortinas. 

"A principal maneira de prevenir este tipo de problema é diminuir a exposição aos ácaros, colocando capas impermeáveis em colchões e travesseiros, removendo carpetes e tapetes, limpando o piso e os móveis com pano úmido e usando frequentemente o aspirador de pó nos ambientes domésticos", ensina a médica alergista Maria Elisa Bertocco Andrade, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia de São Paulo. 
 
Os cômodos que merecem mais atenção são os quartos de dormir, que precisam ser aspirados diariamente. Enquanto vassouras e espanadores levantam as partículas de poeira e dispersam ácaros pelo ar, os aspiradores coletam a sujeira com muito mais eficiência e, se equipados com filtro HEPA, conseguem prender o que foi sugado. O resultado é que nesses ambientes mais limpos se respira melhor, mesmo nos dias mais secos do inverno.  
 
 

Filtro poderoso

Diferentemente dos outros modelos, aspiradores equipados com HEPA não deixam escapar as partes minúsculas aspiradas. "Muitos dos aparelhos comuns sugam as partículas maiores do ambiente pela frente e espalham as menores pela parte posterior", revela Maria Elisa. 
 
O nome vem da sigla em inglês "High Efficiency Particulate Air", que em tradução livre significa algo como filtragem de ar de alta eficiência. "O termo descreve os tipos de filtro projetados especificamente para reter as partículas causadoras de alergia, como pólen e ácaros", explica Ariel Werner, gerente da categoria da Electrolux. Segundo os fabricantes, o filtro HEPA retém 99,5% das partículas de até 0,3 micrômetro. "Esse tamanho é 300 vezes menor que o diâmetro de um fio de cabelo", compara.
 
Pela tecnologia aplicada ao produto, os valores do aspirador com HEPA e dos filtros novos para reposição podem ser até três vezes mais altos do que tradicionais. Também não é possível adaptá-lo aos aparelhos antigos. "Ele demanda uma cavidade específica na saída de ar do aspirador, além de exigir características próprias de refrigeração e exaustão do motor do equipamento", justifica Weber. Por outro lado, é lavável e dura até 12 meses antes de precisar ser trocado.

Notícias relacionadas

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos