Topo

Crie ambientes verdes e relaxantes em espaços pequenos e alternativos

No ambiente projetado por Marli Assis, a coleção de bonsais está reunida em um deck de madeira - Caad Fotografias/ Divulgação
No ambiente projetado por Marli Assis, a coleção de bonsais está reunida em um deck de madeira Imagem: Caad Fotografias/ Divulgação

Silvana Maria Rosso

Do UOL, em São Paulo

11/06/2013 07h01

Ter um cantinho verde no lar, segundo a paisagista e designer Mon Liu, melhora o astral, equilibra as emoções e pode ser uma diversão para a família toda. Além disso, a montagem de um pequeno jardim não demanda muito investimento, como afirma o arquiteto paisagista, Marcelo Faisal.

O primeiro passo é instalá-lo, de preferência, na área externa - na varanda, no terraço - ou nas proximidades de janelas ou portas com boa iluminação. "Qualquer planta, mesmo na área interna e sem sol direto, precisará de luminosidade para sobreviver. Tanto para vasos grandes como para arranjos menores, as espécies adaptadas à meia-sombra são as de menor manutenção", recomenda o arquiteto paisagista Ronaldo Kurita.

Cuide com carinho

Para manter um vaso ou um pequeno jardim atraente e duradouro, a paisagista Marisa Lima ressalta: "A manutenção periódica é fundamental!". Ou seja, serão necessárias adubação e regas, aeração da terra, prevenção de pragas e doenças, podas de formação ou para retirada de folhas e galhos secos. "Planta é como gente, se não cuidar, adoece ou morre", completa Liu.

Já a dica do paisagista Rodrigo Oliveira é, antes de tudo, definir o uso do ambiente, bem como se há algo a ser camuflado pelas plantas e onde será a circulação, para só depois "escolher espécies adequadas à luz e ao espaço existentes". Algo importante a se observar antes de instalar o canteiro ou os vasos é se há um ponto de dreno (ralo) e uma torneira para facilitar na manutenção, como alerta a arquiteta Marli Assis.

Na moda

Dois dos destaques do paisagismo, afirma Liu, são os jardins verticais e os temperos colhidos na hora. Hoje, há soluções prontas, práticas e modulares para jardins verticais, que podem ser usadas tanto em ambientes internos quanto em externos.

Independentemente de modismos, a dica de sucesso para que o cantinho verde fique vistoso e natural é "fazer parecer que as plantas sempre estiveram lá", como ensina Oliveira. Amor e alguns minutos diários de dedicação vão transformar seu humor e garantir vegetais ainda mais bonitos.