Topo

Design Week promove circuitos de design ligados ao cotidiano de Paris

Cartaz da edição 2013 da Paris Design Week - Divulgação
Cartaz da edição 2013 da Paris Design Week Imagem: Divulgação

Relax News

06/09/2013 07h04

Na primeira quinzena de setembro, Paris sedia dois grandes e inter-relacionados eventos de design: a Maison et Objet  que abre suas portas para designers, arquitetos, decoradores e empresários do setor  no dia 6 e segue até dia 10, em ParisNord-Villepinte, e a 3ª edição da Paris Design Week. Realizada entre 9 e 15 deste mês, a Paris Design Week é um festival público, destinado aos “amantes da criação”, como aponta o site do evento.

No total, são sete circuitos dedicados à criação e implicações do design no cotidiano da capital francesa e traduzidos em forma de palestras, workshops , degustações e  vernissages, entre outros, distribuídos em 150 locais como hotéis, restaurantes e galerias. 

Este ano a temática da “Design Week” segue a proposta pela Maison et Objet: "Energias". Na feira, com realização bianual, são três mil expositores - sendo 45% marcas internacionais -, além de uma estimativa de mais de 85 mil visitantes.

Gratuitos, os eventos da semana de design querem que os turistas e o público que vai à Paris para a Maison descubram-na como capital criativa. Assim o design se associa à arte, à gastronomia,  à arquitetura, aos aspectos nacionais, ao universo digital, a si mesmo enquanto ícone e à mobilidade urbana.

  • Divulgação

    Mapa mostra pontos onde ocorrerão
    os eventos da Paris Design Week 2013

O evento promove boas ocasiões para apreciar as criações de Ora Ïto na loja Colette, visitar as obras abrigada no Carreau du Temple - ao lado do arquiteto responsável pelo restauro da construção datada do século 19, Jean-François Milou -, ou, quem sabe, participar de uma visita à Maison Rouge (galeria de arte contemporânea na região do Marais) ou à Fundação Ricard, que fomenta a arte.

A programação da Paris Design Week, idealizada para se equiparar às de Milão e Berlim, está detalhada  no site do evento.  Em meados de agosto, São Paulo adotou proposta parecida com a segunda edição do Design Weekend, um festival inspirado nos eventos italiano e alemão e que prevê a aproximação do design do cotidiano da cidade.