Topo

Quartos decorados em tons neutros e claros transmitem tranquilidade

Quartos de casal decorado em tons neutros e claros tendem a ser confortáveis e aconchegantes - Getty Images
Quartos de casal decorado em tons neutros e claros tendem a ser confortáveis e aconchegantes Imagem: Getty Images

Silvana Maria Rosso

Do UOL, em São Paulo

13/09/2013 07h03

O quarto é o o nosso refúgio. Mesmo que possa receber outras funções como as de leitura, estudos e entretenimento, é o lugar onde efetivamente descansamos e relaxamos.  Assim, sua decoração deve propiciar, antes de tudo, conforto e paz.

Para deixar a decoração mais relaxante, é quase unânime o uso do branco nos dormitórios, como recomenda a arquiteta Izabella Lessa, que também indica os tons “off-white” como ideais.

Por outro lado, um ambiente totalmente branco pode se tornar monótono e impessoal. Por isso, como destaca a designer de interiores Iara Santos, "é importante dosar as cores de forma que tragam harmonia e enfatizem a personalidade do usuário”.

Da mesma forma, criar contrastes com texturas ou acessórios divertidos e coloridos como quadros, livros e objetos pode ser uma boa saída para dar vida à decoração. "O uso de uma poltrona colorida ou uma almofada ajuda a quebrar, quando necessário, a regularidade dos tons claros",  exemplifica Lessa.

Texturas, cores, iluminação e temperatura são alguns dos seus aliados para ter um quarto sexy

  • Divulgação

Por sua vez, "a adoção de linhas orgânicas e assimétricas e a fusão de estilos também rompem com a homogeneidade das cores amenas", como ensina o arquiteto Walter Fagundes.  Em igual medida, a iluminação ajuda a dissipar a sensação de impessoalidade, destacando objetos e criando (ou salientando) a gradação de tons e volumetrias, como relata a arquiteta Camila Klein.

Também importante para o relaxamento é a suavidade no toque, que pode ser obtida através da sensação de maciez e "quentura" dos tecidos e revestimentos.  Com esse pretexto, o couro – natural ou sintético -, aquece o ambiente, tornando-o mais acolhedor, bem como a madeira aplicada em alguns móveis e/ou detalhes estruturais.

“Na verdade são todos os elementos que, em conjunto, geram um bom resultado. Iluminação, mobiliário, objetos, quadros, tapete, papel parede (...) criam uma composição que vai revelar o perfil do dono do dormitório e fazer com que este atenda às suas necessidades”, pondera e conclui Maria Cristina Bahia, designer de interiores da Villa Maria, loja especializada em quartos.