Topo

Cromoterapia e efeito espelhado incrementam os boxes de banheiro

O box para banheiro ganha sofisticação e acessórios que vão de porta-toalhas a luzes LED - Getty Images
O box para banheiro ganha sofisticação e acessórios que vão de porta-toalhas a luzes LED Imagem: Getty Images

Vinícius Abbate

Do UOL, em São Paulo

02/10/2013 12h45

O box é parte importante da decoração dos banheiros e o mercado apresenta novos modelos mais bonitos e mais fáceis de instalar, equipados com elementos que prometem promover o bem estar do usuário durante o banho: um exemplo são os kits que dotam os boxes de iluminação LED.

Além de iluminar o ambiente, as luzes coloridas dos LEDs colaboram no relaxamento e equilíbrio, pois partem do princípio cromoterápico, que consiste na utilização de diferentes cores para proporcionar equilíbrio físico e emocional. Na terapia, as cores são relacionadas com os chakras, estimulam os órgãos ligados a esses pontos de energia e promovem o equilíbrio das sensações e estados emocionais. Por exemplo, o laranja produz um efeito de alegria, coragem e anti-depressivo; o verde estimula e promove o equilíbrio, a harmonia e a serenidade, e o azul relaxa e acalma.

“A aplicação da cor varia de acordo com o gosto do cliente, mas a mais recomendada é aquela que fica alternando os matizes o tempo todo, pois, além da estética ser mais interessante, também há variação da função cromoterápica”, explica Erico Miguel, diretor de marketing da Idea Glass.

Nos boxes equipados com LED, as luzes são posicionadas junto ao vidro e o sistema não é controlado por um interruptor de energia comum, mas operado por controle remoto, o que garante que o consumidor tenha opções de uso, como, por exemplo, sobre a escolha das cores. “Com uma instalação segura, o risco de choques elétricos é zero, já que o usuário está protegido pelo vidro, que não é condutor de corrente elétrica”, assegura Miguel.

Tipos de vidro

Alternativa aos boxes comuns são os feitos com vidro serigrafado, que recebe a impressão de imagens ou cores de acordo com o pedido do cliente, segundo Juan Sain Clair, gerente de marketing da New Temper. Nesse sistema, após a pintura ser feita, o vidro passa por um processo de têmpera (aquecimento a 600º C, seguido por um resfriamento brusco).

Entre as vantagens que o vidro serigrafado apresenta em relação ao apenas pintado está a camada de esmalte não abrasiva (que não descasca e é resistente a manchas e riscos).  “Trabalhamos com pedidos sob medida, com desenhos personalizados. Existem vidros serigrafados para box incolor, fumê, verde e bronze, além de kits de montagem em diversas cores”, explica Silvia Romano, gestora de projetos da Pacaembu Vidros.

Outra opção é o vidro acidato (tratado por um banho ácido), que tem aparência translúcida semelhante ao jateado, porém é menos suscetível a manchas e é mais delicado. Sua utilização é indicada para ambientes que requerem privacidade sem perda de luminosidade.

Para os que fazem a linha glamorosa, o vidro refletivo, também conhecido como espelhado, é a pedida para o box. Resistente, com espessura de até 10 mm, o material também não descasca, mas requer cuidados de manutenção como – por exemplo -  nunca usar produtos abrasivos (como saponáceos) ou palha de aço durante a limpeza. Todavia, os vidros reflexivos não são espelhos, apenas criam esse efeito na face voltada para a maior iluminação.

Por exemplo, se o box fica de frente para uma janela, a superfície com efeito espelhado será a do lado de dentro (pelo menos durante o dia). Se não houver uma janela na área de banho, no entanto, o efeito reflexivo tende a surgir sempre na face externa do equipamento.

Segurança e acessórios

O vidro temperado é considerado um material de segurança e por ser até cinco vezes mais resistente que o vidro comum. Além disso, quando se quebra, os cacos tendem a ser arredondados, sem pontas cortantes que podem machucar. Pela norma técnica NBR. 14.698, é obrigatório o uso de vidros de segurança para o box.  

Já as travas de segurança, novidade no mercado, impedem que a porta móvel do box se solte em caso de queda ou mal uso do produto, como esbarrões involuntários. As travas são instaladas na parte interior do sistema do box e não são visíveis.

Bem aparentes e esteticamente interessantes, as roldanas com rolamento são alternativas aos trilhos comuns e ficam na parte de cima das portas de vidro, oferecendo a possibilidades de uso inclusive em boxes com desenho curvo. “As roldanas aparentes deixa o box bonito, tornando o banheiro mais moderno e “clean”. O vidro acaba ganhando destaque e a roldana compõe a decoração juntamente com os metais sanitários”, diz Fernanda Paula Cerboncini, coordenadora de marketing da Blindex.

Comum, mas nem tanto

O modelo padrão do box continua em alta e é um dos mais utilizados por ser versátil e se ajustar a qualquer espaço ou decoração sem causar grandes interferências. Porém, para incrementá-lo vale lançar mão das cores (verde, cinza ou bronze) e acessórios como, por exemplo, o uso de porta-toalhas.

Os vidros temperados também podem ser impressos com padrões como o antílope (que lembra a textura dos pelos do animal), abstratos em relevo, com quadradinhos ou pontilhado.

“Projetos com vidro de box são facilmente adaptáveis ao mercado imobiliário, que exige soluções práticas para metragens cada vez mais reduzidas. O box em vidro, independente do acabamento ou do formato escolhido pelo consumidor, se bem produzido e instalado corretamente, trará sempre conforto e praticidade ao ambiente”, diz Ana Claudia Bunick, gerente de marketing da Interbox.