Topo

Livro traça amplo panorama sobre a obra de Paulo Mendes da Rocha

Projeto da casa Mendes da Rocha, assinada por Paulo Mendes da Rocha (1964), está no livro  - Leonardo Finotti/ Divulgação
Projeto da casa Mendes da Rocha, assinada por Paulo Mendes da Rocha (1964), está no livro Imagem: Leonardo Finotti/ Divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/11/2013 08h05

Com 400 páginas e 500 ilustrações, o livro “Paulo Mendes da Rocha – Obra Completa” é lançando pela editora GGBrasil.  O volume é um estudo feito durante um ano pelo italiano Daniele Pisani, que participou da rotina do escritório de arquitetura e teve acesso a textos, desenhos e imagens sobre o trabalho de Mendes da Rocha, premiado com o Pritzker em 2006 e na ativa desde a década de 1950.

No livro, é possível observar o percurso de trabalho traçado e a linha arquitetônica seguida pelo arquiteto, a chamada “Escola Paulista” encabeçada por João Batista Vilanova Artigas e difundida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). 
 
O autor, que publicou na revista Casabella uma série de artigos sobre a arquitetura brasileira contemporânea com foco em Paulo Mendes da Rocha, trata a obra do arquiteto radicado em São Paulo como um "raciocínio de pórticos e planos", um rápido jogo estrutural, promovido pelo domínio compositivo de elementos construtivos tradicionais (pilares e vigas, assim como paredes simples e lajes).  
 
O texto relata também o papel crucial da casa unifamiliar como tema da produção de Mendes da Rocha durante a ditadura e que ocasionou seu afastamento da USP, durante uma década, e a limitação de sua atividade profissional ao longo de vinte anos.
 
Com um vasto panorama sobre o trabalho do arquiteto, a coletânea inclui importantes projetos até agora inéditos, como o da capela no Jardim Virgínia, no Guarujá (1955) e o da casa De Freitas, em São Paulo (1963), além de versões desconhecidas de projetos já estudados algumas vezes e outros tantos consagrados, como o do Clube Atlético Paulistano, em São Paulo (1958-1961); o do Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), também em São Paulo (1986-1995), ou a restauração da Pinacoteca do Estado de São Paulo (1993-1998). 
 
Paulo Mendes da Rocha nasceu em Vitória (ES), em 1928, e ainda jovem mudou-se para São Paulo, onde ainda vive e trabalha em seu estúdio, na sede paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Em 1958, venceu seu primeiro concurso importante, com o desenho para o do Clube Atlético Paulistano. Atualmente, encontra-se em fase de conclusão seu primeiro grande projeto fora do Brasil, após o Pavilhão de Osaka, em 1970: o Museu dos Coches de Lisboa.
 
Serviço: “Paulo Mendes da Rocha – Obra Completa”
Autor: Daniele Pisani
Editora: GGBrasil
Número de páginas: 400 (500 ilustrações)
Preço sugerido: R$ 250