Topo

Use livros de forma criativa para decorar ambientes

A arquiteta Camila Rosa projetou uma "estante" vertical para os livros infantis.  Espaço da Casa Cor SP 2013 - Katia Kuwabara/ UOL
A arquiteta Camila Rosa projetou uma "estante" vertical para os livros infantis. Espaço da Casa Cor SP 2013 Imagem: Katia Kuwabara/ UOL

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

10/11/2013 09h10

Comumente expostos de maneira monótona, dispostos lado a lado, em uma estante convencional, os livros podem se transformar em atrativos estéticos se organizados de maneira criativa. O simples empilhamento em mesas laterais nas salas de estar, o cuidado para que a ordenação ganhe movimento ou mesmo o investimento em prateleiras e nichos de design inovador, dão bons resultados decorativos. Veja as dicas dos arquitetos e designers de interiores e aprenda a renovar a paginação do ambiente usando sua coleção de livros.

Substitua as estantes

- Para um estilo mais despojado ou rústico, a designer de interiores Cristina Barbara elenca duas soluções para ir além das usuais estantes: coloque uma escada presa à parede e amontoe os livros nos degraus ou então arrume os volumes em caixotes de madeira, como os usados para transportar frutas, que podem ser pendurados nas paredes ou apoiados no chão.

- Caso tenha um número considerável de livros, a designer de interiores Carol Lovisaro indica empilhá-los, formando uma mesinha lateral que, ao lado do sofá, pode servir de apoio para outros objetos como luminárias. “Se a pessoa possuir muitas obras, pode até fazer uma mesa de centro. Em qualquer dos casos, para manter o novo móvel firme e funcional, finalize com um tampo de vidro sobre as pilhas”, completa. Essa dica, aliás, pode ser adaptada às coleções de revistas que você já não lê.

- Por sua vez, para aqueles que têm uma mesa de centro convencional na sala de estar, uma alternativa é colocar sobre o móvel os volumes maiores, com capas bonitas. Uma lupa ou uma estatueta posicionada sobre os livros arremata a arrumação com estilo.

Crie uma prateleira "flutuante", invisível e econômica para livros

  • Fernando Donasci/ UOL

- Nos quartos, escolha um livro que não é mais lido ou está danificado, de capa dura, e sustente-o sobre um par de mãos francesas ou cantoneiras fixadas na parede ao lado da cabeceira, transformando-o em uma prateleira para acomodar outros livros.

- Uma proposta criativa para a decoração de um quarto de menino é usar skates como prateleiras. Basta fixá-los em uma das paredes do ambiente, em alturas diferentes, e organizar sobre as pranchas livros e objetos decorativos.

- Na cozinha, sobre a bancada, em cima da mesa ou mesmo em uma prateleira, uma dica é dispor vasinhos de temperos no topo da pilha de livros de culinária.

- Para o espaço esquecido sob as escadas, a arquiteta Silvana Andrade aconselha a instalação de prateleiras ou nichos modulares a fim de acomodar uma pequena biblioteca. Para o total aproveitamento do espaço, projete-os sob medida.

Quebre a monotonia

- Para aqueles que já têm uma estante utilizada para acomodar a coleção de livros, a uniformidade da organização pode ser quebrada com a dica da designer de interiores Ana Andrade: “alterne a disposição dos livros na horizontal e vertical e combine-os a objetos decorativos como quadros e esculturas”, ensina.

- Ainda sobre criar um "movimento" na disposição dos livros: experimente utilizar os próprios volumes deitados como apoio para outras obras que estão na vertical. Intercale os blocos de livros com vasinhos, porta-retratos e objetos trazidos de viagens.

- Na estante, você pode separar livros por tamanho, cor ou por assunto. Mas caso queira mantê-los verticalmente, uma opção diferente é intercalá-los por altura. Posicione alguns que são mais altos e na sequência, arrume outros mais baixos, organizados por cor ou espessura.

- Para dar um realce aos itens, a arquiteta Ana Cristina Tavares recomenda iluminar o móvel com fitas de LED, para valorizar o contorno das obras e de outros objetos de decoração. Para um melhor resultado, fixe-as nos limites posteriores das prateleiras.

Renove no design

- Se você ainda não tem uma estante e guarda seus livros dentro de armários, o arquiteto Rodrigo Costa aconselha a aquisição de um móvel fora do convencional. Fuja dos modelos de profundidade e acabamento únicos e invista em uma peça com prateleiras inclinadas ou nichos diferentes.

APRENDA A INSTALAR UMA PRATELEIRA

- Ouse em um mobiliário que privilegie o movimento como os de profundidades desiguais ou os que tenham um mix de materiais. “Escolha, por exemplo, uma única estante que reúna trechos em madeira natural, outros com acabamento em laca e até mesmo partes em vidro”, exemplifica Ana Andrade.

- Use sua criatividade e projete ideias que se integrem ao ambiente: “em sala de brinquedos, que tal planejar um móvel para guardar livros com formato de árvore? Já na sala de estar compacta, uma boa solução é inserir prateleiras no espaço vazado da estrutura das poltronas”, aponta Barbara. Esta última dica pode ser executada com a ajuda de um bom tapeceiro.

Bom estado de conservação

Independentemente do lugar definido e do modo como ficarão expostos os livros nos cômodos da casa, tome alguns cuidados para não danificá-los e conservá-los em bom estado.

Os itens não devem receber incidência direta de sol ou calor excessivo. Para evitar a umidade, mantenha os volumes em locais arejados e com boa iluminação. Com frequência, elimine o acúmulo de poeira com o uso de um pano seco ou espanador.  Em caso de estantes, periodicamente retire todos os livros e limpe as prateleiras com pano levemente úmido. No entanto, espere o local ficar completamente seco antes de recolocar as obras no móvel.