Topo

Obras sobre design nacional popularizam história da criação e do mobiliário

A poltrona Temes (2009) é uma criação do estúdio de design Lattoog inspirada em dois clássicos - Divulgação
A poltrona Temes (2009) é uma criação do estúdio de design Lattoog inspirada em dois clássicos Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/12/2013 08h59

Dois livros recém-lançados que tratam do design nacional ajudam a democratizar o acesso à história da criação de mobiliários e objetos no Brasil. Editado pela Aeroplano em parceria com a FGV Projetos, "Móvel Brasileiro Contemporâneo" dá continuidade ao volume "Móvel Brasileiro Moderno", publicado em 2012 e que trata da produção nacional da década de 1920 à de 1960. A obra mais recente parte da década de 1970 e chega à atualidade.

No livro estão contidos exemplares da retomada do interesse por móveis feitos de madeira e palhinha e a ruptura com a tradição - através de matérias-primas menos nobres (borracha, lona e fibra de cimento, por exemplo) - dos anos 80 até a diversidade de linguagem, conceito, modos de produção e mercados atingidos nos anos 2000. Nomes como Fernando Jaeger, Ovo, Ruy Ohtake, Irmãos Campana, Lattoog e Zanini de Zanine figuram no compilado.

Sobre a trajetória de Zanini de Zanine versa o segundo volume, intitulado "Zanini de Zanine, livro-síntese" e editado pela Olhares. O designer, hoje uma referência internacional da produção brasileira, tem sua vida apresentada de maneira íntima e em tom (quase) biográfico. O primeiro bloco é dedicado à infância e juventude de Zanini, da vida em Nova Viçosa, na Bahia, às viagens ao exterior em companhia do pai, José de Zanine Caldas (paisagista, maquetista, escultor, moveleiro e arquiteto autodidata), além do estágio no ateliê de Sergio Rodrigues e outros pontos marcantes que influenciam sua atual produção. A segunda parte é dedicada às peças, com textos que levam o leitor a ter uma visão mais global do processo criativo do projetista.

Serviço:
 
"Móvel Brasileiro Contemporâneo"
Organização: Paulo Herkenhoff, Adélia Borges e Rafael Cardoso
Coordenação: Silvia Finguerut
Edição: Aeroplano Editora
Número de páginas: 387 (437 ilustrações)
Preço: R$ 260
 
"Zanini de Zanine"
Autoria: Zanini de Zanine
Edição: Editora Olhares
Número de páginas: 172
Preço: R$ 54