Topo

Decore o jardim e a fachada de casa sem exageros, usando luzes e enfeites

Luzinhas de Natal: enrole-as nos troncos das árvores e em arbustos, contorne por cima da vegetação - Getty Images
Luzinhas de Natal: enrole-as nos troncos das árvores e em arbustos, contorne por cima da vegetação Imagem: Getty Images

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

16/12/2013 07h05

Nessa época do ano, além de enfeitar os ambientes internos, muita gente quer valorizar as áreas externas da casa com uma decoração de Natal. Com as dicas do UOL Casa e Decoração, veja como criar um bonito cenário natalino no jardim e na fachada, sem exageros, usando luzes, personagens típicos da época e outros adornos. Confira!

- Antes de comprar qualquer enfeite, lembre-se que os locais ajardinados trazem como cor predominante o verde. Nesse período primavera-verão, as árvores e os arbustos, de modo geral, estão carregados de folhas. Por isso, uma recomendação é combinar o verde do próprio ambiente com outras cores natalinas como o vermelho e o branco. Deixe os matizes de dourado e prateado para o interior da casa, eles se adequam melhor às decorações mais pontuais.

- As luzes são itens comumente usados em jardins e fachadas, no entanto, o ideal é não exagerar na quantidade de luzinhas de Natal e, tampouco, no mix de cores dos pisca-piscas, porque os excessos podem dar um ar pesado e desarmônico à composição.

- Mesmo diante da infinidade de luzes coloridas, a melhor saída é optar por uma única cor. Uma boa saída é usar as brancas, que são tradicionais e menos chamativas, associadas aos adornos que trazem cores ao cenário.

Dicas de como usar luzes de Natal ao ar livre de maneira segura

  • Getty Images

- Para áreas externas, é importante escolher materiais resistentes à chuva, ao sol e ao vento. Preste especial atenção às especificações na embalagem e no manual de instruções das luzinhas. Escolha, por exemplo, fitas ou mangueiras de LED que possuam a indicação "para o uso externo". A consulta a um eletricista na hora da instalação é aconselhável, assim os riscos de sobrecarga elétrica e curto-circuito diminuem.

- Se no jardim existem arbustos mais densos, uma opção é contorná-los por fora com as luzes, tramando os cordões, fitas ou mangueiras por cima da vegetação. Em plantas de ramos espaçados como coqueiros e palmeiras ou em árvores mais altas e/ou com poucas folhas, basta enrolar as luzinhas no tronco, em diagonal.

- Muitas dessas luzes de Natal já vêm com presilhas e fitas auto-adesiva para fixação. Nunca use arames ou pregos para prendê-las porque esses materiais podem danificar a vegetação e as capas isolantes dos equipamentos elétricos.

- Uma dica simples e pontual é decorar a árvore do jardim ou do quintal com bolas vermelhas penduradas nas folhagens. Para iluminar o espaço, na grama, ao redor da planta, finque enfeites em formato de bengalinhas (com luzes internas).

- Ainda na área verde, insira algum personagem de Natal, mas não disponha no gramado uma infinidade trenós, renas, Papais Noéis, presépios, bonecos de neve e anjos. Invista somente em uma figura para ser o destaque em conjunto com a iluminação.

  • Getty Images

    Para quem tem crianças em casa: sob o jardim, pendure roupinhas do Papai Noel em um varal

- Uma sugestão criativa que pode agradar as crianças da casa: sobre a grama, estique um varal e pendure nele as roupinhas do Papai Noel (calças, meias, gorros e outras peças em tecido), depois, prenda-o entre duas árvores ou entres dois pilares da varanda. Outra ideia é dar nova utilidade ao carrinho para a manutenção do jardim: preencha-o com caixas de papelão, de diferentes tamanhos, vazias e embaladas como presentes. Nos dois exemplos, porém, cuide para que os enfeites não tomem chuva ou sol demais, o que pode comprometer a beleza das peças. 

- Para aqueles que pretendem incorporar novas plantas ao jardim, os minipinheiros ou as topiárias podadas em formato de animais como renas e esquilos são ótimas opções. Para aumentar o clima natalino no local, crie canteiros com bicos de papagaio (flor toda vermelha da espécie Euphorbia pulcherrima), posicionando-os diretamente sobre as gramíneas, mas atenção: o bico de papagaio é tóxico para animais de estimação e crianças. Segundo dados da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), a seiva leitosa causa lesão na pele, mucosas e dificuldade de visão, além de inchaço nos lábios, boca e língua.

- Na fachada da casa também há locais que podem receber luzes e enfeites natalinos. E seguindo a mesma recomendação dada para a decoração de árvores e arbustos, priorize o contorno dos elementos mais bonitos e com melhores condições de manutenção. Também cuide para que a decoração não seja aplicada a corrimãos e outros pontos onde há contato direto das mãos ou pés (especialmente das crianças), como passagens.  Uma proposta clássica é rodear com festão verde iluminado o desenho da porta de entrada e finalizar o arranjo pendurando uma guirlanda.

- Nas janelas, uma dica é decorar as esquadrias somente com luzes ou incrementar com festões iluminados (estes escondem até mesmo imperfeições na pintura da estrutura) e adornados com ramos, flores ou frutas artificiais. Um laço vermelho na junção superior da esquadria dá o arremate fofo à decoração.

Consultoria: Conceição Cipolatti, especialista em decorações natalinas e Cecilia Dale, decoradora