Topo

Entre os tons de rosa e roxo, Radiant Orchid é a cor de 2014 da Pantone

Na decoração, o rosa arroxeado da Pantone dá vivacidade quando combinado com cinzas, beges e grafites - Divulgação
Na decoração, o rosa arroxeado da Pantone dá vivacidade quando combinado com cinzas, beges e grafites Imagem: Divulgação

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

02/01/2014 07h01

A Pantone, marca detentora de um sistema de identificação, combinação e comunicação de cores, anunciou sua cor do ano para 2014: Radiant Orchid [orquídea radiante em tradução livre]. Conceitualmente, a nova tonalidade que caminha entre os tons do rosa e do roxo é enigmática, diferente do verde-esmeralda batizado como Emerald, selecionado no ano anterior, que remetia a uma sensação de bem-estar e equilíbrio.

“Enquanto a cor do ano de 2013 serviu como um símbolo de crescimento, renovação e prosperidade, Radiant Orchid vem do outro lado da roda de cores para intrigar os olhos e despertar a imaginação", compara Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute ®, órgão responsável pelo estudo e análise das tendências de cores da empresa por mais de uma década.

A tonalidade eleita para esse ano deve influenciar o desenvolvimento de peças nas áreas de moda, interiores e design industrial, assim como embalagens de produtos e comunicação gráfica.

No universo da decoração

De acordo com Eiseman, Radiant Orchid é versátil e pode energizar quase todas as paletas de cores e funcionar como um elemento unificador em diversos ambientes da casa. Combinado ao verde-oliva, verde-floresta, verde-azulado, turquesa ou aos amarelos leves, o tom pode ser incorporado à pintura de paredes e em objetos de destaque na decoração. Por ser vibrante, o matiz rosa-arroxeado proporciona vivacidade se harmonizado à neutralidade dos cinzas, beges e grafites.