Topo

Ana Maria Braga fala da cozinha do 'Mais Você' e da paixão por utensílios

Ana Maria Braga conta que, para conduzir as receitas, precisa estar sintonizada com tudo que há na cozinha - Divulgação/TV Globo
Ana Maria Braga conta que, para conduzir as receitas, precisa estar sintonizada com tudo que há na cozinha Imagem: Divulgação/TV Globo

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

10/02/2014 07h09

Nas receitas diárias do "Mais Você", executadas pela apresentadora Ana Maria Braga ou por seus convidados, os equipamentos e utensílios da cozinha podem até ficar em segundo plano, mas são notados em cena, sejam por sua utilidade ou design inovador. Em entrevista para o UOL Casa e Decoração, Ana Maria Braga fala da cozinha do programa e de sua paixão por objetos culinários. Veja!


Cozinhas equipadas

Desde a estreia do "Mais Você", em 1999, ainda alocado em São Paulo, o ambiente destinado ao preparo dos pratos vem sendo equipado com eletrodomésticos e utensílios de ponta que o transformam em uma verdadeira cozinha industrial. A apresentadora Ana Maria Braga diz que, para conduzir as receitas, precisa estar sintonizada com tudo que há no espaço e, por isso, participa da elaboração de cada detalhe: do projeto do cenário à disposição dos objetos. Deste fato é possível extrair uma boa dica: pense na funcionalidade da sua cozinha e de como a disposição e a organização podem ajudar no preparo diário das refeições.

Divulgação/TV Globo
Sou apaixonada por equipamentos culinários. Nas minhas viagens, as lojas de utilidades domésticas são passagens obrigatórias (...)

Ana Maria Braga, apresentadora

Entre os itens que facilitam o dia a dia na cozinha do programa, estão os liquidificadores ultra potentes, as facas específicas para cada alimento, panelas ecológicas e os descascadores de alho. Porém, quando usa algum produto não tão comum nos lares brasileiros como um chinois (uma peneira metálica em forma de cone), Ana Maria conta que sempre dá uma alternativa para que a dona de casa que não tenha o equipamento possa repetir o preparo, adaptando-o.

Assim como a cozinha do programa, a da casa de Ana Maria é bem equipada e prática. “Sou apaixonada por equipamentos culinários. Nas minhas viagens, as lojas de utilidades domésticas são passagens obrigatórias e tudo o que eu costumo trazer para uso pessoal tento levar para o 'Mais Você', que não deixa de ser uma extensão da minha casa”, revela.

Para a apresentadora, facas e panelas de qualidade são imprescindíveis para o correto preparo dos alimentos. Além deles, Ana Maria cita mais alguns utensílios e eletros que não podem faltar em uma boa cozinha. São eles: balanças, escorredores de massa e de arroz, espremedores de frutas, maçaricos, medidores, moedores de temperos, máquina pra fazer massas caseiras, peneiras, porta temperos, misturadores e tábuas. Contudo, Ana ressalta que “o uso dos equipamentos e utensílios devem se adequar a cada preparo, complementando a receita, e não o contrário”.