Topo

Faxina consciente: veja como economizar água na limpeza da casa

A água de enxague da lavadora de roupas, armazenada em baldes, pode ser reutilizada na faxina da casa - Getty Images
A água de enxague da lavadora de roupas, armazenada em baldes, pode ser reutilizada na faxina da casa Imagem: Getty Images

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

21/02/2014 07h02

Após semanas de muito calor e estiagem em boa parte do Brasil, a chuva voltou a cair em várias regiões do país. No entanto, o volume pluvial, a exemplo do estado de São Paulo, não foi suficiente para aliviar a situação dos reservatórios - como o do Sistema Cantareira - com baixo nível de água armazenado. Embora tenha chovido, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) orienta a população a utilizar água de forma racional não apenas neste momento, mas em todas as épocas do ano.

Saiba como economizar água com pequenas mudanças de hábito

  • Getty Images

Para ajudar você a economizar água dentro de casa, em especial nesses períodos de escassez de chuvas, o UOL Casa e Decoração reuniu dicas de como executar os afazeres domésticos gastando pouca água ou mesmo reaproveitando-a.

- Para vidros, bancadas, azulejos e demais superfícies que devam ser higienizadas com uso de água: utilize um borrifador com uma mistura de água e o produto de limpeza adequado ao local a ser limpo. Desta forma, você despende a solução em pequenas doses.

- Antes de lavar a louça, retire bem os restos de comida contidos em pratos e panelas, jogando-os no lixo. Coloque os itens de molho por cinco a dez minutos, em uma solução de água quente e detergente, principalmente aqueles engordurados ou com alimentos grudados.

Em seguida, após o período de "molho", com a torneira fechada, ensaboe as louças, molhando a esponja, sempre que necessário, em um recipiente com água morna e detergente. Troque essa água quando ela estiver muito suja.

Enxague normalmente, fechando a torneira entre uma peça e outra. Lavar a louça, por 15 minutos, com a torneira meio aberta, consome, em média, 120 litros de água. Ao limpá-la, sem desperdício, o consumo pode chegar a apenas 20 litros de água*.

- Deixe a roupa suja acumular e lave tudo de uma só vez. Uma máquina de lavar roupas de cinco quilos gasta cerca de 135 litros de água a cada uso*. Por isso, utilize a lavadora apenas quando a capacidade total for atingida e, no máximo, três vezes por semana.

- No tanque, feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega as roupas. Ainda durante a lavagem manual, a água de enxague das peças brancas pode ser aproveitada para a primeira lavagem das roupas escuras ou coloridas.

- Se habitue a armazenar em baldes a água que sai da máquina de lavar roupas e reaproveite-a na faxina da casa. Por exemplo, use a água do último enxague da lavadora de roupas para limpar o piso do banheiro ou de outro ambiente da casa que deva ser lavado.

- Ao lavar a calçada ou quintal com a mangueira, durante 30 minutos e com a torneira aberta meia volta, são gastos, em média, 234 litros de água*. Por isso, crie o hábito de usar apenas a vassoura para fazer a limpeza dessas áreas.

- Caso considere indispensável lavar determinados espaços externos, por exemplo, ao redor da churrasqueira, reaproveite a água da lavadora de roupas.

Fontes: Daniela Mendes, responsável pelo curso “Treinamento de rotinas domésticas” da empresa Best Maid e Ricardo Chahin, engenheiro e gestor do Programa de Uso Racional de Água (PURA) da Sabesp

* Dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo)