Topo

Vai reformar? Veja os tipos de pias ou cubas para equipar seu banheiro

Ao escolher uma cuba de embutir, você ganha espaço na bancada do banheiro - Getty Images
Ao escolher uma cuba de embutir, você ganha espaço na bancada do banheiro Imagem: Getty Images

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

09/10/2014 07h06

As cubas e pias para equipar o banheiro ou o lavabo podem variar conforme o modelo (de embutir, de apoio ou de semiencaixe, por exemplo) e o material empregado. Diante de tantos produtos disponíveis no mercado, a escolha da peça ideal pode se tornar uma tarefa difícil. Para ajudar você na decisão pelo lavatório mais adequado, o UOL Casa e Decoração montou um guia com as características e vantagens de cada tipo de cuba e pia. Veja quais fatores devem ser levados em consideração na hora da compra.

Os materiais da “moda”

- O Silestone é uma pedra artificial, que contém em sua composição o quartzo. O material tem alta durabilidade e bom desempenho em superfícies molhadas. Por ser industrializado, permite várias possibilidades de cores.

- O Corian é um material acrílico-mineral sem emendas, não poroso, fácil de limpar e disponível em diversos tons. No entanto, a superfície não deve ser submetida a altas temperaturas e precisa de cuidados para se evitar riscos. Outra desvantagem do produto é seu custo elevado.

- O mármore, seja nacional ou importado, nunca sai de moda, tendo sempre seu espaço no mercado. A pedra é porosa, porém pode ser tratada, por exemplo, com produtos à base de silicone que a tornam impermeável.

- Outros materiais como o Limestone (pedra calcária) e o Marmoglass (produzido com pó de mármores e vidro) também são encontrados em diferentes matizes, mas são mais caros que as tradicionais cerâmicas, mármores e granitos.

Fontes: Cristiane Bergesch, arquiteta e Luciana Latorre, designer de interiores