Topo

Ainda dá tempo: 6 jeitos de deixar rapidamente a casa bonita para o Natal

Velas e bolas de Natal já fazem a maior diferença na decoração - Getty Images
Velas e bolas de Natal já fazem a maior diferença na decoração Imagem: Getty Images

De Nossa, em São Paulo

24/12/2022 04h00

Ainda não entrou no clima da festa? Calma, que dá. Separamos estas dicas que usam a criatividade e um pouco improviso para uma decoração de última hora.

1. Árvore de Natal não pode faltar! Dá para inovar colocando bolas e laços de fita em outras plantas da casa. Galhos secos em vasos também podem receber os enfeites ou estrelas feitas de papel cartão (ou outro com gramatura alta) recortado e incrementado com glitter.

Outra alternativa bem simples é "desenhar" na parede da sala uma árvore de Natal usando o cordão de luzinhas.

Velas - Henryk Niestrój/ Pixabay - Henryk Niestrój/ Pixabay
Velas acesas em várias alturas dão um charme
Imagem: Henryk Niestrój/ Pixabay

2. Velas sempre dão aconchego ao ambiente. Você pode colocá-las sobre a mesa de jantar, no aparador, nas mesas de apoio ou no centro da sala.

Uma dica é usar as velas comuns amarradas, contornadas por pauzinhos de canela ou com uma fita finalizada com um laço. Ao lado, vale colocar uma "bombonière" ou prato bonito com doces ou frutas secas.

Você também pode posicionar as velas em castiçais ou mesmo dentro de taças ou copos de vidro ou cristal.

Para decorar a mesa de centro, uma ideia é dispor velinhas de diferentes alturas, rodeadas por bolinhas que sobraram da montagem da árvore.

Só não esqueça de apagar tudo antes de dormir.

guirlanda com bico de papagaio  - Getty Images - Getty Images
Bicos de papagaio podem também decorar a guirlanda
Imagem: Getty Images

3. Guirlandas para decorar a porta principal são um charme e, com um pouco de habilidade, até você pode fazer.

Se você curte vinhos e tem muitas rolhas guardadas, a dica é colar uma ao lado da outra, formando um círculo. O toque "a mais" fica por conta de um elemento afetivo e natalino, como uma foto da família, por exemplo. E nada que um laço ou um galinho não resolva como acabamento.

árvore de Natal com luzinhas - Getty Images - Getty Images
As luzes de Natal que não piscam são menos cansativas
Imagem: Getty Images

4. Luzinhas são sempre fofas. Para um resultado mais agradável, opte pelas brancas (ou amarelas) em vez das coloridas. Também dê preferência às que não piscam, porque a iluminação ficará mais gostosa e calma. Contorne a janela e enfeite com bolas, pinhas e fitinhas coloridas.

arranjo natalino de mesa com velas e bolas - Getty Images - Getty Images
As velas trazem aconchego, use-as para decorar a mesa
Imagem: Getty Images

5. Arranjos para mesa de jantar podem ser feitos com flores, pinhas e velas. Um vaso pode receber, por exemplo, bicos de papagaio, conhecidos como "flor do Natal", combinados a outras flores. Também dá para usar a flor para enfeitar uma bandeja ou prato de metal.

A simples combinação de flores e velas comuns cria uma mesa mais interessante e festiva.

Escolha uma toalha toda branca ou vermelha ou com tema natalino.E lembre-se: pequenos detalhes, como amarrar os guardanapos com lacinhos e enfeitá-los com galhos de pinheiro ou flores delicadas, sempre surpreendem as visitas.

botinha do Papai Noel - Getty Images - Getty Images
A botinha do Papai Noel sempre agrada a criançada!
Imagem: Getty Images

6. Meias do Papai Noel são simbólicas e ficam muito bem quando penduradas na janela, na entrada ou na lareira, se você tiver uma. Coloque uma peça para cada membro da família e escreva com uma caneta brilhante o nome de cada um na sua respectiva peça. Caso tenha crianças em casa, deixe os enfeites a uma altura para que a molecada tenha acesso. Por fim, esconda lá algum agrado aos pequenos, como doces ou brinquedinhos!

Fontes: as designers de interiores Adriana Fontana, Cristina Barbara e Natália Meyer e a arquiteta e decoradora Érica Salguero.