Topo

Veja como planejar adequadamente a iluminação do banheiro

Além da iluminação geral, planeje uma específica para as áreas do box e da bancada - Getty Images
Além da iluminação geral, planeje uma específica para as áreas do box e da bancada Imagem: Getty Images

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

19/01/2015 07h01

Os hábitos dos moradores de uma casa ou apartamento influenciam diretamente no planejamento do projeto luminotécnico de qualquer ambiente. No caso dos banheiros, isso não é diferente. Por exemplo, o espelho acima da bancada é usado para maquiagem ou para fazer a barba? Você costuma ter momentos de relaxamento na banheira? Prefere os banhos de chuveiro e usa a cabine para depilação?

Com as dicas da lighting designer Carina Tavares e do arquiteto Ricardo Abreu Borges vamos ajudá-lo a escolher a lâmpada mais adequada às funcionalidades do cômodo e indicar os tipos de iluminação essenciais a cada banheiro.

A lâmpada ideal

De modo geral, as lâmpadas fluorescentes e as LEDs são boas opções para iluminar banheiros. Mas qualquer que seja sua escolha, sempre fique atento ao IRC (índice de reprodução de cor) do equipamento. Esse índice mede a fidelidade das cores ao que seria visto sob a iluminação natural e os modelos com IRC de 80 a 100 são os mais recomendáveis para banheiros. Pode parecer supérfluo, mas esse dado é importantíssimo, afinal, quem deseja, por exemplo, sair de casa com uma maquiagem exagerada ou a base errada em relação ao tom da pele? 

No mercado, existem lâmpadas fluorescentes compactas ou LEDs com IRC 80 e fluorescentes tubulares com IRC 95. Somente as incandescentes (que não podem mais ser produzidas ou importadas pelo Brasil) e as halógenas possuem o IRC 100, no entanto, têm alto consumo de energia e emitem muito calor. Além de se informar sobre o índice, é importante considerar a temperatura de cor da lâmpada. Medida em graus Kelvin (K), a temperatura de cor expressa a “aparência” da luz que pode ir de um espectro amarelado (menor Kelvin) ao branco-azulado (maior Kelvin).

Nos banheiros, locais onde se executam tarefas práticas, costuma-se usar lâmpadas neutras de 4.000 K ou branco-azuladas de 6.000 K. Porém, nada impede, por exemplo, o emprego de uma lâmpada amarelada (2.700 K) se a ideia for ter uma área de banho aconchegante. É possível também aplicar diferentes temperaturas de cor, todavia é preciso cuidado para que a luminosidade não se torne agressiva ou incômoda quando todos os focos estiverem acesos. Uma dica: caso instale uma lâmpada amarelada, combine-a a uma luz neutra (4.000 K) para que o impacto visual seja menor.

iluminação de banheiros - Getty Images - Getty Images
Em banheiros, prefira luminárias com efeito de luz direta
Imagem: Getty Images
Como iluminar?

Na hora de iluminar o banheiro, pense primeiro na iluminação geral, isto é, aquela que irá preencher de luz o espaço por inteiro. Depois planeje os focos específicos para a execução de tarefa, que serão aplicados nas áreas da bancada, do box e até mesmo do vaso sanitário.

Para calcular a quantidade de pontos de luz e projetar a distribuição pelo banheiro, é preciso consultar um especialista na área para que ele avalie alguns elementos tais como a dimensão do ambiente e o fator de reflexão do revestimento usado no teto, nas paredes e no piso.

Iluminação geral

Para iluminação geral, uma sugestão é optar por lâmpadas fluorescentes compactas ou tubulares porque esses modelos “jogam” mais luz para todo o ambiente. Em relação ao efeito da iluminação, prefira luminárias que forneçam luz direta, isto é, para baixo e para as laterais. Apesar da iluminação indireta (luz refletida para o teto) trazer aconchego, as sancas de gesso ou luminárias "invertidas" podem se tornar depósitos de vapor d’água e sujeiras.

A área do box

A definição da iluminação da área do box, por sua vez, vai depender muito dos hábitos de quem usa o banheiro. Você pode utilizar lâmpadas com uma temperatura de cor mais baixa (2.700 K) ou mesmo lâmpadas focais coloridas (seguindo o método da cromoterapia) para criar um espaço propício ao relaxamento.

Por outro lado, se o morador tem o costume de fazer a barba dentro do box, ele vai precisar, no mínimo, de um foco com temperatura de cor neutra (4.000 K). Para resolver esse impasse, uma dica é investir em uma luz controlada por dimmer, assim você pode ajustar a intensidade luminosa conforme a função a ser executada.

A bancada

Se a bancada servir de apoio para fazer a maquiagem ou a barba, é preciso planejar também luminosidades específicas. Para esse tipo de iluminação de tarefa, evite colocar uma luz focal no teto a fim de iluminar a área, porque fachos emitidos de cima para baixo criam sombras no rosto e acabam apenas por clarear a parte superior da face.

Dessa forma, o mais recomendável é instalar um foco frontal porque ilumina o rosto por igual: funcionam bem a disposição ao redor do espelho (como em camarins) ou o uso de arandelas compridas, com tampo em acrílico (para diminuir o ofuscamento), nas laterais do espelho.

Outra saída é combinar uma iluminação projetada de cima para baixo, amarelada, com uma luz frontal branca, porque essa soma se aproxima da luminosidade natural. Mas lembre-se: use sempre lâmpadas com um bom IRC para que a cor da maquiagem se mantenha fiel.