Topo

Morre a arquiteta iraquiana Zaha Hadid, primeira mulher a ganhar o Pritzker

Do UOL, em São Paulo

31/03/2016 12h37

A arquiteta iraquiana Zaha Hadid morreu em consequência de um ataque cardíaco, nesta quinta-feira (31), em Miami, EUA. Segundo informações da BBC e dos jornais britânicos "The Guardian" e "Telegraph", Hadid estava internada para o tratamento de bronquite e tinha 65 anos. Ela foi a primeira mulher a receber o Pritzker, conhecido como o "Oscar da Arquitetura". Em 2015, a arquiteta também quebrou a hegemonia masculina, ao ser laureada com a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects. A honraria é atribuída há 170 anos.

A projetista ficou conhecida por desenvolver obras de grande porte como o Centro Aquático de Londres (2011), usado nas olimpíadas de 2012, e o estádio Al-Wakrah, no Qatar (ainda em construção), que deve ser uma das sedes da Copa de 2022. Em 2005, Hadid inaugurou o Edifício Central da BMW, em Leipzig, na Alemanha. O complexo leve e orgânico se distancia do conceito de arquitetura fabril, integrando a linha de montagem com outros setores, como o administrativo e, até, o refeitório.

Zaha Hadid, primeira arquiteta a vencer o Pritzker, morreu aos 65 anos - Brigitte Lacombe/ Divulgação - Brigitte Lacombe/ Divulgação
Zaha Hadid, primeira arquiteta a vencer o Pritzker, morreu aos 65 anos
Imagem: Brigitte Lacombe/ Divulgação
A fluidez e a organicidade são vistos em outros projetos de Hadid, como o do Phaeno, Museu da Ciência de Wolfsburg, também na Alemanha. A megaestrutura localizada na cidade com pouco mais de 100 mil habitantes se contrapõe ao clima local e causa certa estranheza. Seus interiores têm desvios imprevisíveis, volumes complexos e aberturas integradoras, bem como as do Hotel Puerta America, em Madri, Espanha, com seus quartos totalmente brancos ou incrivelmente pretos, ares futuristas e letreiros projetados (com LED) nas paredes. Muitas criações de Hadid, porém, nunca saíram do papel, a exemplo do edifício Peak (1983), em Hong Kong. 

No final de 2015, a arquiteta esteve envolvida em uma polêmica, com o cancelamento do projeto por ela desenvolvido para o Estádio Nacional de Kasumigaoka, em Tóquio, que seria usado nos Jogos Olímpicos de 2020. A proposta, desenvolvida em 2012, sofreu adaptações no correr dos anos, mas vinha sendo questionada por conta do orçamento superior aos 2 bilhões de dólares. Em dezembro último, o Conselho de Esportes do Japão apresentou dois novos planos em substituição ao modelo desenhado por Hadid. O novo design é assinado por Kengo Kuma. 

Biografia

Nascida em Bagdá, Hadid se naturalizou britânica e surgiu no cenário mundial da arquitetura na década de 1980. Em 1971, formou-se em matemática pela Universidade Americana de Beirute, no Líbano e, em 1972, ingressou na Architectural Association, em Londres, Inglaterra. Após trabalhar com Rem Koolhaas e Elias Zenghelis no Office for Metropolitan Architecture, abriu seu próprio escritório na capital inglesa. Influenciada pelas vanguardas artísticas do século 20, se tornou conhecida pelas criações esculturais, muitas das quais desconstrutivistas. Algumas de suas bases formais são calcadas nas raízes árabes e na Bauhaus.