Topo

Universa

Apartamento de 140 m² tem ambientação chique e acolhedora

16/08/2010 07h30Atualizada em 26/02/2016 20h26

A proprietária deste apartamento e seu filho jovem resolveram trocar a casa em que moravam em um município da Grande São Paulo por um apartamento mais compacto e localizado na capital. Para criar a ambientação do apê zero bala, que se encontrava com os acabamentos originais e ligeiras modificações em planta, mãe e filho contrataram o arquiteto Ricardo Rossi, deixando-o bastante à vontade para decidir as soluções a serem adotadas.

Ela, uma mulher de gosto refinado. Ele, um rapaz ligado na moda. Praticamente, não trouxeram nada da antiga residência. O imóvel seria usado, no máximo, para reuniões familiares, deveria ser moderno, sóbrio e discreto, e ter um bom sistema de imagem e som. O resto ficou por conta do arquiteto.

Rossi personalizou o imóvel trocando os revestimentos que não correspondiam à linguagem adotada pelo novo projeto. Foi o caso do piso, que era revestido de marfim, madeira que foi substituída por cumaru. Rossi também implantou uma iluminação cênica (marca registrada de seu trabalho), embutida a em forros e em parede falsas para destacar objetos, texturas e cores, e promover diferentes climas conforme o momento.

Desenhado pelo arquiteto e executado pela Marcenaria Brasileira, boa parte do mobiliário tem linhas contemporânea, misturando-se a móveis de design e a algumas peças de desenho clássico. Como anteparo para a decoração, Rossi recorreu a materiais rústicos, como papéis texturizados, tecidos e pedra. O resultado é um apartamento aconchegante e funcional, que atende às necessidades da família, acomodando seus objetos pessoais. (Silvana Maria Rosso, colaboração para o UOL)

Ficha técnica

Apartamento no Alto de Pinheiros, São Paulo

Projeto de Ricardo Rossi

Detalhes do projeto
  • Área Construída 140 m²
  • Início do Projeto 2007
  • Conclusão da Obra 2009
  • Projeto Ricardo Rossi
  • Equipe Juliana Azevedo