Sondrio, Itália Casa em Sondrio

Arquitetura : Antonio Citterio, Patricia Viel and Partners

FOTOS

Casa de campo na Itália foi construída com pedra, madeira, vidro e muita modernidade

Fica na região conhecida por Colda, em Sondrio, Itália, de onde se vê, na parte mais alta da cidade, a residência projetada pelo arquiteto e designer Antonio Citterio.

Protegida e voltada para sul, a região costumava ser coberta por extensos vinhedos que, assim, aproveitavam a melhor insolação do hemisfério norte. Foi em meio às vinhas, que Citterio viu brotar, da própria terra lombarda, seu conceito arquitetônico -no ritmo do relevo acidentado, fortemente inclinado, do lado mais montanhoso do lugarejo.

O terreno em acentuado declive está situado entre duas rodovias. No nível mais baixo fica a de maior tráfego, que dá acesso ao sul da Itália; no alto, fica uma via secundária, de tráfego menos intenso. A casa foi implantada longitudinalmente no intervalo entre as duas estradas, acomodando-se ao relevo do lote.

Como a rocha mais alta

Devido a essa configuração, o único volume visível a partir das rodovias é o que contém o living e a cozinha, que fica na porção mais alta do terreno. Há mais dois pisos, no subsolo, que abrigam suítes e a piscina. Em forma de L, esse volume foi construído com paredes de pedra a norte, enquanto a fachada sul foi fechada por caixilhos de madeira e vidro para total aproveitamento da vista do vale.

A orientação não-ortogonal do volume também teve um efeito sobre o desenho da cobertura, cuja altura foi nivelada ao da rocha mais alta do terreno para tornar a casa tão integrada à paisagem quanto possível. Os materiais de acabamento -pedra lascada e madeira- colaboraram para essa integração.

O design da cobertura repete-se pelos interiores, onde elementos estruturais, como pilares e vigas, também ficam visíveis, e estão orientados para seguir a inclinação irregular dos beirais. A simplicidade da solução é, somada aos ares italianos, a beleza da obra.

O arquiteto

A arte de Antonio Citterio não se limita à arquitetura. O arquiteto é um talentoso designer cujo portfólio exibe todo tipo de móveis e objetos de decoração e até equipamentos de ginástica, além de sua obra em design gráfico e de interiores.

Já trabalhou com empresas de toda a Europa: Hermès, Flexform, Technogym, e Aubrilam são algumas para as quais desenvolveu produtos. Citterio também revitalizou uma quadra inteira do centro da cidade de Seregno; fez as sedes da Esprit em Amsterdã, Antuérpia e Milão, além de instalações industriais da fabricante de mobiliário e peças de design Vitra, na Alemanha.

Ainda como arquiteto, participou de inúmeros concursos e premiações internacionais, tendo vencido, em 2009, o US. Award Workplace, por seu projeto da nova sede para a Ermenegildo Zegna, em Milão.

Antonio Citterio nasceu em Meda, em 1950, tendo se formado em arquitetura pelo Politécnico de Milão e aberto seu estúdio em 1972. Desde 1999, faz parceria com a arquiteta Patricia Viel. (Giovanny Gerolla, colaboração para o UOL)

Ficha Técnica
Identificação da obra Casa em Sondrio
Localização Sondrio, Itália
Área Construída 850 m²
Conclusão da Obra 2005
Projeto Antonio Citterio

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos