Bragança Paulista (SP) Casa no interior

Arquitetura : Maurício Karam

FOTOS

Casa "de fazenda", no interior de SP, mistura rústico e moderno em 900 m² e pé direito altíssimo

Giovanny Gerolla
Do UOL, em São Paulo

Nem sempre o projeto de arquitetura é desenvolvido a partir das linhas gerais e externas, às vezes, ele pode começar pelo lado de dentro da casa. No caso desta residência, em um condomínio fechado de Bragança Paulista, interior de São Paulo, foi assim.

 “A sala de estar é o ponto de partida da planta”, conta o arquiteto e projetista Maurício Karam. “Geralmente fazemos primeiro a fachada e a volumetria, mas esta casa partiu da planta de interiores, porque o terreno era grande e, de início, a ideia era que a construção se tornasse a residência definitiva da família.”

Casa com 900 m² tem ambientes sociais integrados
Veja Álbum de fotos

Os planos mudaram e a casa tornou-se de veraneio. Ainda assim, era preciso dar um toque mais moderno ao ar de fazenda, caracterizando o rústico com muita delicadeza. Isso originou uma mistura harmônica de tons claros e pastéis para a residência térrea, sem muitos níveis de telhado e acabamentos em pedra, concreto e madeira.


“A área social está completamente integrada, inclusive com as varandas – estar e churrasqueira -, e uma cozinha gourmet”, descreve o arquiteto. O estilo mais clássico transparece nas molduras para as janelas, misturado a nuances do campestre provençal na decoração. Já o contemporâneo fica na retidão das linhas gerais do projeto e dos painéis de madeira, bem como na própria disposição dos móveis e de objetos de decoração.

“O estar une todos os ambientes, sendo este o volume arquitetônico central e principal, com pé direito de até 10 metros”, explica Karam. A área íntima está concentrada em pontos mais baixos da cobertura, enquanto cozinha e serviços abrigam-se onde o pé direito chega a até 15 metros de altura.

Com paisagismo de Gilberto Elkis, o projeto conta com um amplo jardim com piscina, área para fogueira, banheira de hidromassagem e espaço para hortas. Para os moradores e visitantes, todo o tempo do mundo pode ser insuficiente para degustar essa confortável  vida no campo. 

 

 

Ficha Técnica
Identificação da obra Casa no interior
Localização Bragança Paulista (SP)
Área do Terreno 3.500 m²
Área Construída 900 m²
Início do Projeto Janeiro de 2009
Conclusão da Obra Novembro de 2011
Projeto Maurício Karam Arquitetura
Equipe Mauricio Karam, Barbara Ewbank e Graziele Agustini
Projeto de Paisagismo Gilberto Elkis
Projeto de Fundação Quero Construções
Construção Quero Construções
Projeto de Instalações Elétricas Quero Construções
Projeto Luminotécnico Maurício Karam Arquitetura

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos