Bragança Paulista (SP) Casa no interior

Arquitetura : Maurício Karam

FOTOS

Casa "de fazenda", no interior de SP, mistura rústico e moderno em 900 m² e pé direito altíssimo

Giovanny Gerolla
Do UOL, em São Paulo

Nem sempre o projeto de arquitetura é desenvolvido a partir das linhas gerais e externas, às vezes, ele pode começar pelo lado de dentro da casa. No caso desta residência, em um condomínio fechado de Bragança Paulista, interior de São Paulo, foi assim.

 “A sala de estar é o ponto de partida da planta”, conta o arquiteto e projetista Maurício Karam. “Geralmente fazemos primeiro a fachada e a volumetria, mas esta casa partiu da planta de interiores, porque o terreno era grande e, de início, a ideia era que a construção se tornasse a residência definitiva da família.”

Casa com 900 m² tem ambientes sociais integrados
Veja Álbum de fotos

Os planos mudaram e a casa tornou-se de veraneio. Ainda assim, era preciso dar um toque mais moderno ao ar de fazenda, caracterizando o rústico com muita delicadeza. Isso originou uma mistura harmônica de tons claros e pastéis para a residência térrea, sem muitos níveis de telhado e acabamentos em pedra, concreto e madeira.


“A área social está completamente integrada, inclusive com as varandas – estar e churrasqueira -, e uma cozinha gourmet”, descreve o arquiteto. O estilo mais clássico transparece nas molduras para as janelas, misturado a nuances do campestre provençal na decoração. Já o contemporâneo fica na retidão das linhas gerais do projeto e dos painéis de madeira, bem como na própria disposição dos móveis e de objetos de decoração.

“O estar une todos os ambientes, sendo este o volume arquitetônico central e principal, com pé direito de até 10 metros”, explica Karam. A área íntima está concentrada em pontos mais baixos da cobertura, enquanto cozinha e serviços abrigam-se onde o pé direito chega a até 15 metros de altura.

Com paisagismo de Gilberto Elkis, o projeto conta com um amplo jardim com piscina, área para fogueira, banheira de hidromassagem e espaço para hortas. Para os moradores e visitantes, todo o tempo do mundo pode ser insuficiente para degustar essa confortável  vida no campo. 

 

 

Ficha Técnica
Identificação da obra Casa no interior
Localização Bragança Paulista (SP)
Área do Terreno 3.500 m²
Área Construída 900 m²
Início do Projeto Janeiro de 2009
Conclusão da Obra Novembro de 2011
Projeto Maurício Karam Arquitetura
Equipe Mauricio Karam, Barbara Ewbank e Graziele Agustini
Projeto de Paisagismo Gilberto Elkis
Projeto de Fundação Quero Construções
Construção Quero Construções
Projeto de Instalações Elétricas Quero Construções
Projeto Luminotécnico Maurício Karam Arquitetura


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos