Campinas (SP) Apartamento no Cambuí

Decoração : Elaine Carvalho Arquitetura

FOTOS

Em apê de 550 m², azul e marrom contrastam suavemente com base branca da decoração

Karine Serezuella
Do UOL, em São Paulo

Com 550 m², o apartamento no bairro do Cambuí, em Campinas (SP), teve o projeto de interiores assinado pela arquiteta Elaine Carvalho. Em uma combinação entre a base monocromática branca, das paredes e cortinas, com tons azul e marrom, os ambientes espaçosos tornaram-se aconchegantes e adequados a abrigar com conforto um empresário e seus filhos.

A partir do desejo do proprietário em criar ambientes simples e acolhedores, o projeto se pautou por uma decoração de estilo contemporâneo com uma pitada clássica, cujo ponto alto está na ala de uso comum e social. “Um grande ambiente de estar ocupa quase todo o living e é complementado por um lounge com poltronas superconfortáveis em couro 'conhaque', que convidam ao descanso”, explica a arquiteta.

Apê em Campinas tem decoração com ar mais masculino
Veja Álbum de fotos

O design dos interiores incluiu pequenos ajustes estruturais a fim de atender as necessidades do dono do imóvel recém-comprado. Assim, diversa à proposta inicial da construtora, a sala de jantar foi integrada ao living e a metragem da sala de almoço acabou reduzida, enquanto a da suíte máster foi ampliada.

Tríade: azul, madeira e branco

Abusando do branco como base, os detalhes que personalizam os interiores ficaram por conta dos marrons e de toques pontuais de azul, especialmente o marinho. Para o living assinalado pelo alvo dos sofás e das cortinas, a tapeçaria retalhada, By Kamy, definiu o foco de contraste do ambiente. Seguindo os nuances do tapete, as duas poltronas clássicas revestidas em linho de um azul fechado e intenso ratificam o ar masculino do décor.

Ao lado da sala de estar, a composição de um lounge com quatro poltronas de couro dispostas em diagonal favorece a conversa familiar e deixa o espaço mais despojado e íntimo. Tal lounge se une ao estar e forma o “grande estar” – ou living – pela presença dos painéis de madeira, que assim como a ampla varanda, funcionam como elementos conectores.

Integrada ao living, a sala de jantar condensa a já citada proposta de uma decoração moderna, porém com toque clássico. A mesa para oito comensais reúne duas cadeiras Luís 15, da Christie Móveis, e outras seis de traço contemporâneo, da Artzzi.

Efêmeras e facilmente adaptadas ao mobiliário e acabamentos do living, as cortinas - feitas de gaze de linho - criam um efeito leve e sua transparência ajuda a ampliar a luminosidade do ambiente.

Mantendo os tons usados no living, a sala de almoço se distingue pelo arranjo que reserva o azul ao tecido da cortina. Ainda na porção social do apartamento, o mármore calacata da moldura do contorno e do rodapé se sobrepõe ao piso de madeira, assentado em quadrados como um tabuleiro de damas.

Tom caramelo

Deixando o azul para a ala social, na suíte máster, Elaine Carvalho abusou dos tons de marrom em contrate suave com as cortinas e paredes alvas. “Eu adoro usar o branco, porque qualquer detalhe sobre ele não fica pesado. Neste apartamento, por exemplo, empreguei muita madeira, mas com a base clara o resultado é delicado”, pontua. Para dar textura ao quarto sem carregar o ambiente, o papel de parede com fundo branco tem listras bem fininhas em tom caramelo, uma certa variação dos marrons usados.

Nos banheiros do apartamento, o jogo marrom x branco se mantém no revestimento do piso, paredes do box e bancada - de mármore travertino romano, com acabamento fosco - e nas louças brancas da Deca. Ambos reforçando a sofisticação desta combinação cromática certeira.

E, como não podia deixar de ser, a dobradinha da primeira área molhada se repete nesta segunda, a cozinha: nos armários brancos alinhados ao balcão de madeira. Ambientação "clean" complementada pelas banquetas e cadeiras em acrílico grafite.

  • Arte UOL

    Planta mostra a disposição do apartamento no Cambuí, em Campinas (SP)

Ficha Técnica
Identificação da obra Apartamento no Cambuí
Localização Campinas (SP)
Área Construída 550 m²
Início do Projeto 2009
Conclusão da Obra 2011
Projeto Elaine Carvalho Arquitetura
Equipe Elaine Carvalho
Projeto de Decoração Elaine Carvalho
Construção Rio Construtora
Projeto Luminotécnico Felipe Abujamra

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos