Campinas (SP) Apartamento no Cambuí

Decoração : Elaine Carvalho Arquitetura

FOTOS

Em apê de 550 m², azul e marrom contrastam suavemente com base branca da decoração

Karine Serezuella
Do UOL, em São Paulo

Com 550 m², o apartamento no bairro do Cambuí, em Campinas (SP), teve o projeto de interiores assinado pela arquiteta Elaine Carvalho. Em uma combinação entre a base monocromática branca, das paredes e cortinas, com tons azul e marrom, os ambientes espaçosos tornaram-se aconchegantes e adequados a abrigar com conforto um empresário e seus filhos.

A partir do desejo do proprietário em criar ambientes simples e acolhedores, o projeto se pautou por uma decoração de estilo contemporâneo com uma pitada clássica, cujo ponto alto está na ala de uso comum e social. “Um grande ambiente de estar ocupa quase todo o living e é complementado por um lounge com poltronas superconfortáveis em couro 'conhaque', que convidam ao descanso”, explica a arquiteta.

Apê em Campinas tem decoração com ar mais masculino
Veja Álbum de fotos

O design dos interiores incluiu pequenos ajustes estruturais a fim de atender as necessidades do dono do imóvel recém-comprado. Assim, diversa à proposta inicial da construtora, a sala de jantar foi integrada ao living e a metragem da sala de almoço acabou reduzida, enquanto a da suíte máster foi ampliada.

Tríade: azul, madeira e branco

Abusando do branco como base, os detalhes que personalizam os interiores ficaram por conta dos marrons e de toques pontuais de azul, especialmente o marinho. Para o living assinalado pelo alvo dos sofás e das cortinas, a tapeçaria retalhada, By Kamy, definiu o foco de contraste do ambiente. Seguindo os nuances do tapete, as duas poltronas clássicas revestidas em linho de um azul fechado e intenso ratificam o ar masculino do décor.

Ao lado da sala de estar, a composição de um lounge com quatro poltronas de couro dispostas em diagonal favorece a conversa familiar e deixa o espaço mais despojado e íntimo. Tal lounge se une ao estar e forma o “grande estar” – ou living – pela presença dos painéis de madeira, que assim como a ampla varanda, funcionam como elementos conectores.

Integrada ao living, a sala de jantar condensa a já citada proposta de uma decoração moderna, porém com toque clássico. A mesa para oito comensais reúne duas cadeiras Luís 15, da Christie Móveis, e outras seis de traço contemporâneo, da Artzzi.

Efêmeras e facilmente adaptadas ao mobiliário e acabamentos do living, as cortinas - feitas de gaze de linho - criam um efeito leve e sua transparência ajuda a ampliar a luminosidade do ambiente.

Mantendo os tons usados no living, a sala de almoço se distingue pelo arranjo que reserva o azul ao tecido da cortina. Ainda na porção social do apartamento, o mármore calacata da moldura do contorno e do rodapé se sobrepõe ao piso de madeira, assentado em quadrados como um tabuleiro de damas.

Tom caramelo

Deixando o azul para a ala social, na suíte máster, Elaine Carvalho abusou dos tons de marrom em contrate suave com as cortinas e paredes alvas. “Eu adoro usar o branco, porque qualquer detalhe sobre ele não fica pesado. Neste apartamento, por exemplo, empreguei muita madeira, mas com a base clara o resultado é delicado”, pontua. Para dar textura ao quarto sem carregar o ambiente, o papel de parede com fundo branco tem listras bem fininhas em tom caramelo, uma certa variação dos marrons usados.

Nos banheiros do apartamento, o jogo marrom x branco se mantém no revestimento do piso, paredes do box e bancada - de mármore travertino romano, com acabamento fosco - e nas louças brancas da Deca. Ambos reforçando a sofisticação desta combinação cromática certeira.

E, como não podia deixar de ser, a dobradinha da primeira área molhada se repete nesta segunda, a cozinha: nos armários brancos alinhados ao balcão de madeira. Ambientação "clean" complementada pelas banquetas e cadeiras em acrílico grafite.

  • Arte UOL

    Planta mostra a disposição do apartamento no Cambuí, em Campinas (SP)

Ficha Técnica
Identificação da obra Apartamento no Cambuí
Localização Campinas (SP)
Área Construída 550 m²
Início do Projeto 2009
Conclusão da Obra 2011
Projeto Elaine Carvalho Arquitetura
Equipe Elaine Carvalho
Projeto de Decoração Elaine Carvalho
Construção Rio Construtora
Projeto Luminotécnico Felipe Abujamra


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos