Península de Osa, Costa Rica Casa Torcida

Arquitetura : SPG Architects

FOTOS

Em meio a bosque tropical, casa sustentável tem vista para o oceano

A Casa Torcida é o resultado de um trabalho de renovação e transformação de uma velha estrutura de aço completamente abandonada. O projeto do escritório SPG Architects esta localizado na Península de Osa, Costa Rica, e teve a dupla preocupação de acomodar as necessidades do cliente e preservar a paisagem natural.

Na primeira visita ao local onde a casa iria ser erguida, os arquitetos descobriram que a floresta já havia reclamado de volta seu lugar e toda a estrutura de aço – e também uma laje e as fundações – estavam envolvidas em vegetação e bastante deterioradas.  Porém, mesmo em condições precárias, constatou-se que era possível utilizar o “esqueleto” ali instalado.

A partir de então as decisões foram tomadas para usar a estrutura existente, medida que ajudou a manter os custos sob controle. Para um melhor reforço contra atividade sísmica, foi necessário rechear o perímetro com paredes, abraçadeiras e conexões reforçadas. “Por sorte nenhum tremor de terra prévio havia degradado a armação”, diz o arquiteto Eric Gartner, um dos responsáveis pela obra.

Impacto

Para reduzir o impacto ambiental em uma área tão isolada e preservada, a resolução mais importante foi tornar a casa auto-suficiente em termos de consumo de energia e água. Assim, a principal economia foi evitar um cabeamento elétrico de cerca de 18km, partindo de onde se localiza o povoado mais próximo.

Como alternativa, optou-se pela instalação de um sistema de energia solar que dá vazão energética suficiente para alimentar a iluminação, os eletrodomésticos energeticamente eficientes, os aquecedores de água e outros equipamentos. No futuro,  a escolha ainda bastará para a instalação de um estúdio de gravação profissional no piso térreo.

Também foi escolhido um telhado de cerâmica para minimizar o calor dos ambientes internos, além de servir como uma fonte limpa de captação de água para abastecer a casa e a piscina. O telhado é ligado a uma cisterna enterrada que permite a armazenagem de até 75 mil litros de água, “eliminando completamente a necessidade de perfurações no lençol freático local”, explica a arquiteta Caroline Sidman.

Conforto

Uma camada externa formada por brises controla a incidência solar e maximiza o conforto térmico em cada ambiente, sem a necessidade de ar-condicionado.

O projeto incorpora também painéis ajustáveis e com venezianas em todos os ambientes, além de panos de vidros móveis que permitem a abertura completa dos espaços ao panorama exterior.

Por fim, todo o mobiliário foi desenhado e construído a partir de madeira de árvores cortadas do terreno desde a época das fundações. E a grande maioria dos materiais de acabamento foi comprado localmente. (Tania Bértolo, colaboração para o UOL)

Ficha Técnica
Identificação da obra Casa Torcida
Localização Península de Osa, Costa Rica
Área Construída 1.672,25 m²
Projeto SPG Arquitects
Equipe Caroline N. Sidnam, Eric A. Gartner, Andres Cova e John Hudson
Colaboradores Andres Cova (Design de Interiores)
Gerenciamento de Obra Sergio Camacho De Pass
Projeto de Instalações Elétricas Poderco S.A.


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos