Cidade da Guatemala Casa Vistas del Angel

Arquitetura : LAKP Diseño & Desarollo

FOTOS

Em níveis, casa sobre pilotis aproveita vista privilegiada do terreno em declive

Idealizada pelo escritório LAKP Diseño y Desarrollo, a casa Vistas del Angel tem lugar nas montanhas ao redor da Cidade da Guatemala, capital do país da América Central. A casa é uma das 12 casas que compõem um condomínio, todas criadas pelo arquiteto Juan Lacape. Ele explica que cada residência foi desenhada de acordo com o estilo de vida do cliente. “Está longe de ser um condomínio padronizado”, diz. A residência Vistas Del Angel, por exemplo, pertence a um jovem casal de empresários com uma filha de três anos.

Veja fotos da casa Vistas del Angel
Veja Álbum de fotos

O terreno é pequeno -tem cerca de 300 m²- e a casa foi construída de maneira a interferir o mínimo possível em seu contorno. Além disso, o projeto está incluído em uma região sujeita a terremotos, o que a torna uma área com metragem de construção controlada. A edificação sobre pilotis posicionou os terraços bem debaixo das copas das árvores, o que proporciona sombra e frescor durante os meses mais quentes do ano. A opção por elevar a casa sobre pilotis também mantém a cobertura vegetal e a passagem livre das águas das chuvas por debaixo da casa.

No pavimento térreo está a área social, que se expande em direção ao exterior por meio das fachadas de vidro corrediço. O grande vão livres foi possível graças ao uso de estrutura metálica e aos fechamentos com painéis metálicos leves. Esses fechamentos, no entanto, são ocultos em alguns pontos por revestimento de madeira de um tom vermelho tijolo.

  • LAKP Diseño & Desarollo/Divulgação

    O corte da casa mostra a distribuição dos pavimentos: o mais baixo contém os quartos,
    o intermediário o living, com estar, jantar e cozinha, e o mezanino no alto

No pavimento inferior há dois dormitórios e a estrutura é toda de concreto. Esse jogo de desníveis ajuda a manter a privacidade dos moradores e se repete dentro e fora da casa, que inclui mezaninos e rampas.

As grandiosas vistas são proporcionadas pela pronunciada inclinação de 45ºde uma das faces do terreno, aproveitada com uma construção que se desenvolve no sentido longitudinal. Essa ampla visão da cidade privilegia toda a área social e de descanso e, inclusive, o banheiro, considerado pelo arquiteto peça-chave do projeto. A banheira foi especialmente projetada e está localizada no ponto com a melhor vista da casa. Os acabamentos naturais são maioria: foram empregados pedras como ardósia, basalto polido e granito, além de madeira e bambu. (Tania Bértolo, colaboração para o UOL)

Ficha Técnica
Identificação da obra Casa Vistas del Angel
Localização Cidade da Guatemala
Área Construída 250 m²
Projeto Juan Lacape e Monica Kurzel

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos