Topo

Casa e decoração


Casa e decoração

Espaço com 23 m² encaixa diversas funções através da marcenaria; veja

Do UOL, em São Paulo

31/08/2015 07h00Atualizada em 29/10/2015 12h22

É quase um 'milagre com 23 m²' em que o único serviço utilizado foi o do marceneiro: o 076 Susaloon, projeto do grupo espanhol de arquitetura Elii, propõe um espaço-curinga dentro de um apartamento com dois dormitórios, hall de entrada, living central, cozinha, banheiro e despensa, em Madri, na Espanha.

No que seria, originalmente, o segundo dormitório, agora há "o vazio" e a possibilidade de transformação em sala de jantar, quarto de hóspedes, ambiente de trabalho e estudos e, ainda, espaço para as sessões de shiatsu e meditação. É quase um apê, dentro do apê.

A forma de agregar tantas funções em um único ambiente é flexível e dinâmica: o cômodo é uma “caixa mágica” que atende a cada necessidade ao propor um novo cenário para dormir, receber visitas ou relaxar. Externamente, a marcenaria de perfis leves e painéis dobráveis é geométrica e lembra os origamis inacabados e o tangram.

O passo a passo da criação

Segundo os arquitetos Uriel Fogué, Eva Gil e Carlos Palacios, do Elii, o espaço funciona como uma cena teatral em que os móveis e objetos decorativos entram e saem ou mudam de posição a partir de operações simples de abrir e fechar; dobrar e desdobrar. Para melhor explicar o desenvolvimento do conceito, os profissionais revelam três estratégias, subsequentes e isoladas.

A primeira é a marcação e a adaptação da configuração da sala às necessidades do habitante pela simples possibilidade de alterar certos elementos da mobília doméstica, a fim de personalizar e melhorar sua distribuição e uso cotidiano.

Na sequência foi adicionada a ideia de abrir o espaço, deixando seu núcleo livre para aproveitar integralmente a luz natural, que alcança outros espaços contíguos do apartamento – como a sala de estar com TV.

E, por fim, foi pensada a marcenaria baseada em nichos e portas para cobrir duas paredes do ex-quarto convencional com painéis retráteis, que permitem dispor e esconder funções. A criatividade mostra que um cômodo tão simples e “vazio” pode impressionar, não só por ser mínimo e bonito, mas também por abrigar conjuntamente tantas utilidades e eventos.

Ficha técnica

076 Susaloon, Madri, Espanha

Projeto de Elii

Detalhes do projeto
  • Área Construída 23,5 m²
  • Conclusão da Obra 2014
  • Projeto Elii
  • Equipe Uriel Fogué, Eva Gil e Carlos Palacios
  • Colaboradores Pedro Pablo García, Alicia García e Claire Laborde
  • Projeto de Decoração Elii
  • Construção Susana Ciriza (desenvolvimento) e Alfredo Merino Caldas (execução da marcenaria)