Topo

Universa

Funcional e estético, painel "código de barras" liga ambientes em apê

Do UOL, em São Paulo

30/09/2013 07h05Atualizada em 21/04/2015 18h10

Receber os amigos em ambientes sociais integrados, sem abrir mão do conforto e da privacidade. Esse foi pedido do casal proprietário do apartamento de 160 m² no bairro de Perdizes, em São Paulo, às arquitetas Débora Stefanelli e Pérola Machado.

Para atender ao desejo dos futuros moradores, a dupla elegeu como elemento central do projeto um painel de marcenaria, com partes fixas e portas de correr com, aproximadamente, dez metros lineares. A estrutura contorna o hall social, a copa-cozinha e o lavabo e os separa da ala íntima - circulação e três suítes (do casal, do bebê e de hóspedes) - e das áreas sociais do apê.

Para instalar a estrutura pensada pelas arquitetas e executada pela Tora Tora Marcenaria, foi necessário demolir a parede que separava a sala de estar da copa-cozinha. “Este painel, chamado de 'código de barras', é funcional porque através dele ocorre toda a circulação social da residência, além de ser um elemento estético, de linguagem única e harmônica”, explica Stefanelli.

Ampla e abrangente, a peça poderia interferir negativamente na composição decorativa dos espaços aos quais se assoma, por isso, foi revestida por laca branca fosca, o que neutralizou sua presença excessiva, sem fazer com que a estrutura se tornasse banal ou imperceptível.

Madeira e cor

Para a decoração da residência, o projeto definiu espaços marcados pelo uso da madeira em diferentes tons, porque, segundo Stefanelli, o material tem a vantagem de aquecer o ambiente. Além disso, esclarece a arquiteta, as nuanças distintas dos lenhos contribuem para não deixar os cômodos visualmente carregados. 

Marcenaria e terraço gourmet são destaques de apê em SP

  • Tyto Neves/ Divulgação

A paginação das áreas sociais é também exemplo da composição harmoniosa de base branca e amadeirada, assinalada pelo mobiliário totalmente planejado e os salpicos de matizes marcantes que dá ritmo aos interiores.

Para uso diário da família, a cozinha ganhou uma copa ao incorporar, junto à bancada, a mesa com duas cadeiras e um banco estofado de três lugares. Ao abrir as portas de correr do painel, o ambiente se integra ao living.

Na área de estar, se destacam o sofá em “L”, a mesa de centro com pufe que pode servir eventualmente como assento e o aparador, atrás do sofá, usado como apoio para o bar em ocasiões festivas. O layout do estar  foi desenvolvido pensando na circulação e na proposta do espaço ser usado também como home-theater, contam as arquitetas Débora Stefanelli e Pérola Machado, que assinam o desenho do mobiliário sob medida.

Varanda de 20 m²

Para a varanda, o projeto incluiu uma ilha a fim de aumentar a área de apoio da churrasqueira e que embutiu o frigobar solicitado pelo casal. O revestimento tanto da ilha como da churrasqueira combina filetes de madeira e granito preto, dando um ar de sofisticação ao ambiente de lazer.

Parte da varanda, que no projeto original era descoberta, recebeu após a reforma uma cobertura de vidro, recurso que proporcionou mais aconchego, mas manteve a luminosidade natural do local usado para leituras.

  • Arte UOL

    Reforma do apê com 160 m² previu alterações na varanda e resguardo da ala íntima

Ficha técnica

Apartamento Perdizes, São Paulo (SP)

Projeto de Débora Stefanelli e Pérola Machado

Detalhes do projeto
  • Área Construída 160 m²
  • Início do Projeto Setembro/2012
  • Conclusão da Obra Abril/2013
  • Projeto de Arquitetura Débora Stefanelli e Pérola Machado
  • Projeto de Decoração Débora Stefanelli e Pérola Machado
  • Projeto Luminotécnico Lumini