Porto Seguro (BA) Casa em Trancoso

Decoração : Sixx Design

FOTOS

Mistura de culturas permeia projeto de interiores de casa de praia na Bahia

A casa da vez não é "novinha em folha". Em parte manteve-se original, em parte recebeu toques cosmopolitas e, é bem provável, seja a mais aconchegante a abrigar uma família de nove pessoas, sete delas crianças na mais tenra infância, acostumadas ao furor de Nova York.

Falo da casa baiana de veraneio de Cortney e Robert Novogratz, designers badalados, donos do escritório Sixx, de Manhattan, e estrelas do reality show "9 by Design", na programação do canal norte-americano Fox Life. Os Novogratz contam que a vontade de comprar a casa nasceu do deslumbramento com a paisagem de Trancoso, vila do litoral da Bahia fundada por Jesuítas e que, atualmente, pode abrigar em até duas temporadas a família.

A partir da "paixão à primeira vista", os 600 m² da residência de férias em Trancoso, Bahia, adquirida há pouco mais de dois anos ganhou cores e transformou-se em um local ensolarado e de atmosfera leve. "Queríamos que ela se encaixasse no cenário local, mas que também fosse distinta por detalhes que imprimissem nossa própria estética ao espaço, nossa identidade", revelam os designers.

Base branca e gotas de cor

Não há segredos na concepção do projeto de interiores da casa. A impressão que se tem é de que ali tudo foi regido pela felicidade. Os ambientes são amplos e abertos, integrados entre eles, com a área externa e com a paisagem. E, para que o espaço ganhasse ainda mais amplitude, os Novogratz optaram pelo uso da cor branca pontuada, posteriormente, com matizes vivas e frescas.

"Trabalhamos com o branco como a base neutra de nossa paleta, depois inserimos 'gotas' de cor como pontos focais para distinguir os ambientes", reforça o casal. Além da cor, tão presente, é possível observar que objetos regionais e rústicos, peças modernas e "vintage" e outras de caráter sentimental convivem nos amplos espaços.

A madeira é espólio baiano, assim como as luminárias, feitas por um artesão local. Para dar leveza a alguns ambientes, Cortney e Robert Novogratz usaram fazendas de linho. Há móveis rústicos "herdados" do antigo proprietário e objetos que foram produto de inúmeras viagens convergindo em um “ritmo” aconchegante, mas cosmopolita.

Pequenas surpresas

"Trouxemos de Nova York muitos objetos para a decoração, coisas que vieram de diversos lugares do mundo. Encontramos também um monte de peças interessantes localmente, em mercados de pulgas e artesãos. A casa é uma mistura de muitas culturas", contam os Novogratz.

Entre tantas coisas com tanta história, uma em especial chama a atenção: Na parede do living, há uma bandeira estilizada feita de retalhos. "É uma obra de arte de que nós gostamos muito, feita por uma dos nossas artistas favoritas, a britânica Ann Carrington", esclarecem os designers. Carrington cria com materiais que encontra e já trabalhou em parceria com o Sixx no projeto do hotel Bungalow e, atualmente, em uma empreitada decorativa de uma loja em Santa Mônica.

Além de pequenas surpresas como a bandeira britânica, os cômodos, cada um a sua maneira, reservam pequenos acepipes estéticos. Por exemplo, quem esperaria um banheiro dominado por um rosa vibrante? Pois é, um dos banhos da casa detém uma alta saturação de cor em suas paredes e uma disposição incomum de suas peças, centralizando os chuveiros em um quadrilátero semi-aberto em alvenaria.

Nos banheiros ainda se observa metais modernos, mas mantêm-se as luminárias artesanais, como no resto da casa. Modernas e minimalistas, também, são as louças que convivem em harmonia com as madeiras dos móveis e batentes, mais característicos de uma decoração “praieira”.

Pedaços da Bahia

No quarto do casal, a cama toma o centro do ambiente onde predomina a madeira. O dossel adoça a composição colorida apenas pela colcha azul sobre a cama.

A área externa é um convite ao descanso e ao divertimento. Uma piscina toma toda a extensão de uma das fachadas da casa e é acompanhada por um deck de madeira e varandas sustentadas em pilotis. Há uma segunda varanda ambientada com mobiliário rústico de madeira e estofados brancos, dispostos sob um pergolado feito de madeira roliça.

Esse pergolado serve a uma área coberta por sapê típico do litoral e que abriga uma mesa de sinuca e redário, localizada em meio ao jardim. Ou seja, em cada detalhe, a casa oferece a seus moradores um grato pedacinho baiano de felicidade ensolarada.

Para Courtney e Robert Novogratz, é o primeiro projeto assinado pelo Sixx no Brasil e o ponto de partida para mais desafios no país. (Daiana Dalfito, colaboração para o UOL)

Ficha Técnica
Identificação da obra Casa em Trancoso
Localização Porto Seguro (BA)
Área Construída 600 m²
Projeto Courtney e Robert Novogratz

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos