Topo

Universa

Reforma no Itaim Bibi se transforma em laboratório para aplicação de revestimento inovador de vidro

Do UOL, em São Paulo

22/03/2012 19h13Atualizada em 21/04/2015 19h23

Era uma vez um jovem casal de jornalistas empreendedores e editores de uma revista de comportamento. Interessados por turismo, artesanato e design contemporâneo, decidiram transformar a área social de seu apartamento em sala de recepção para visitas e reuniões de negócios com fornecedores e anunciantes.  

O antigo imóvel do Itaim Bibi foi entregue ao escritório SQ+ Arquitetos Associados, para repaginação completa de interiores, e o resultado foi um espaço visualmente rico em cores e formas, que mistura peças de designers internacionais com fotos, gravuras, objetos comprados em feiras de artesanato e, como não poderia faltar, muitos livros.

“A divisão original dos ambientes foi totalmente mantida e a reforma concentrou-se em mudar 100% dos revestimentos pré-existentes”, explica o arquiteto Sidney Quintela, do escritório SQ+ Arquitetos Associados.

Inovador, porém problemático

O apartamento foi um grande laboratório de teste para aplicação do Revest Glass – sanduíches de vidro em placas, patenteados no Brasil pela M. Simões. “O pré-fabricado tem camada interna de tinta automotiva e pode ser produzido com várias cores e texturas”, explica o arquiteto.

O material, no entanto, não teve boa aceitação. “Primeiro, porque o assentamento é difícil e as peças trincam com relativa facilidade; depois, ao requisitar peças de reposição, as novas não eram idênticas às anteriores”, avalia Quintela. Os problemas apresentados fizeram com que o revestimento fosse temporariamente retirado do mercado - pelo menos até que se aprimorem processos de produção e de assentamento - no entanto, Quintela afirma que a experiência com o vítreo no apartamento do Itaim Bibi foi bastante positiva.

  • Arte UOL

    Planta de layout do apartamento no Itaim Bibi reformado pelo escritório SQ+ Arquitetos Associados

Mix  interessante

De toda forma, a versatilidade de cores e padrões do Revest Glass combinada à madeira cumaru do piso brilhante deu base para a aplicação de objetos decorativos. Nesse contexto, o mobiliário também mesclou uma linguagem retrô ao uso intenso de cores. “Os proprietários queriam que a sala de estar passasse a ideia de algo ousado e moderno, mas ao mesmo tempo sofisticado e sério”, afirma o arquiteto.

No living, uma grande estante em marcenaria foi criada como galeria para a imensa variedade de livros e objetos colecionados. “A proprietária também faz, ela mesma, vasos de porcelana decorativos, que precisavam ser distribuídos junto de outros itens adquiridos em feiras de artesanato e viagens realizadas pelo casal, ao redor do mundo”, esclarece Quintela.

  • Rômulo Fialdini/ Divulgação

    Na parede da área de jantar, do apê no Itaim Bibi, as gravuras são da série Grafites, de Florian Raiss

Cortinas, paredes e móveis de apoio, como a estante, foram especificados na cor branca, para que não entrassem em choque com os revestimentos vítreos coloridos, fotos e gravuras, além de itens do mobiliário e objetos de decoração em variados tons.

Da sala ao lavabo

As formas retas dos móveis – como o sofá e as cadeiras – alinham-se à horizontalidade das esquadrias e do pé direito baixo na sala de estar. Esse recurso ajuda a direcionar o olhar do observador para a estante-galeria.

“Destaque especial fica para a iluminação, que busca valorizar trabalhos de artistas renomados, como Florian Raiss, Armando Prado, Monica Cintra e Jacqueline Terpins”. Todos nomes presentes "sobre" móveis e nas paredes do living.    

A cozinha gourmet, preta, é integrada à copa, cujas paredes levam a mesma madeira cumaru usada no piso. A harmonia entre a madeira e o aço inox é completada exatamente pelo vidro preto (Revest Glass) que reveste toda a área de cocção e trabalho no ambiente.

Por fim, no lavabo, a cuba Vidas Secas, na forma de balde de porcelana, leva a poesia para além das cores do projeto, homenageando o grande nome do regionalismo brasileiro, Graciliano Ramos. O ambiente faz vivenciar as cores e as texturas das terras nordestinas do país.

Ficha técnica

Apartamento no Itaim Bibi, São Paulo (SP)

Projeto de SQ+ Arquitetos Associados

Detalhes do projeto
  • Área Construída 200 m²
  • Conclusão da Obra 2009
  • Projeto Sidney Quintela Arquitetos Associados (SQ+)
  • Equipe Ricardo Abreu Borges (coordenador)
  • Colaboradores Camila Alves Correa e Ana Claudia Schad
  • Projeto Luminotécnico SQ+