Topo

Casa e decoração


Casa e decoração

Reforma rápida e bem pensada 'amplia' espaços em apê com 35 m²

Do UOL, em São Paulo

04/08/2015 07h01Atualizada em 04/08/2015 09h34

Após receber as chaves do apê comprado na planta, o jovem casal de proprietários tinha uma única vontade: mudar logo. Para atender ao desejo dos futuros moradores, o arquiteto Leandro Matsuda planejou uma reforma com soluções rápidas, que ampliaram o compacto apartamento com 35 m² em São Paulo (SP). Em 30 dias, os moradores tinham um novo lar com varanda integrada, decoração moderna e iluminação bem pensada.

Sem quebra-quebra

Com a metragem limitada, a saída para o conforto foi unir por completo os cômodos, sendo a integração da varanda a mais substancial das aglutinações: recém-entregue pela construtora, o apê tinha portas de vidro que separavam a área externa dos ambientes internos. “Nós apenas desparafusamos as portas e retiramos as folhas dos caixilhos de alumínio, evitando a demolição”, conta Matsuda.

Com a remoção das divisórias, o arquiteto pôde desenhar uma grande bancada de granito, que percorre a cozinha e a varanda, ligando os espaços e ampliando as áreas de armazenamento. Acima desta bancada, entre os armários planejados, nada de azulejos: para simplificar e dar uma atmosfera descontraída ao ambiente, toda extensão da parede foi pintada com uma tinta lavável na cor roxa.

Na varanda, sobre o deck de madeira instalado sobre o piso existente, três cadeiras verdes de polipropileno estão em redor da mesa branca com design do finlandês Eero Saarinen e transformam o local em uma área de jantar. A ideia possibilitou que o espaço interno fosse usado para criar a pequena sala com um sofá e um balcão que acomoda a TV, dá lugar às refeições rápidas e delimita o estar e a cozinha.

Iluminação melhorada

Com poucos pontos de luz, o projeto luminotécnico do novo apartamento era insuficiente. Para resolver o problema, sem precisar mexer demais na parte estrutural do imóvel, Matsuda manteve as unidades focais na varanda, na sala de estar e no quarto, embutindo lâmpadas de LED (modelo AR70) para a propagação de um feixe luminoso mais eficiente.

Para melhorar a luminosidade da área social, porém, o arquiteto prolongou o "shaft" de gesso pré-existente e instalou uma sanca com luzes mais difusas. Na cozinha com um único ponto de luz, uma fita de LED (colocada na base dos armários, sobre a bancada) serve para iluminar a área de trabalho e vai além da função meramente decorativa.

No quarto, mais espaço

No dormitório, além do guarda-roupas com portas de correr, o projeto de decoração deu corpo a um móvel sobre cama. Com prateleiras internas e fechamento em vidro temperado, este armário fabricado sob medida ofereceu mais espaço para guardar as roupas e outros objetos do casal. Por fim, para garantir a privacidade, uma cortina cinza foi instalada para separar o quarto do restante do apê.

Ficha técnica

Apartamento LT, São Paulo (SP)

Projeto de Leandro Matsuda Arquitetura

Detalhes do projeto
  • Área Construída 35 m²
  • Início do Projeto 2014
  • Conclusão da Obra 2014
  • Projeto Leandro Matsuda Arquitetura
  • Equipe Leandro Matsuda
  • Projeto de Decoração Leandro Matsuda
  • Gerenciamento da Obra FAC Engenharia
  • Projeto Luminotécnico Leandro Matsuda