Topo

Universa

Reforma "regulariza" proporções dos cômodos e cria ala social aconchegante

Do UOL, em São Paulo

30/04/2015 07h01Atualizada em 05/05/2015 10h34

A sensação de viver em um apartamento com áreas desproporcionais incomodava o jovem casal com dois filhos pequenos. E, ao entregarem a reforma do imóvel ao arquiteto Diego Revollo, foi constatado que a varanda gourmet realmente tinha dimensões exageradas em relação ao living. Assim, o arquiteto optou por integrar os espaços sociais, bastando, para isso, remover a caixilharia, aumentar os vãos e nivelar os pisos. “Escolhemos o mármore travertino Navona que é claro, mas tem acabamento rústico e aconchegante”, afirma Revollo.

Com o fechamento em vidro do terraço, todo o espaço é inundado por luz natural, resultando num conjunto agradável para o convívio. No living, o arquiteto fez mais três alterações importantes: substituiu a porta de entrada por uma de correr, o que possibilitou a criação de um corredor de circulação. A segunda mudança foi a instalação de um móvel/ adega na sala de jantar, em um nicho anteriormente voltado para o quarto de empregada, eliminado durante a reforma. A última interferência está no rodapé que foi escavado dois centímetros e recebeu uma cantoneira de metal, de modo a dar a sensação “de que as paredes flutuam”, diz o arquiteto. 

Decoração

A estrutura em tons neutros permitiu a utilização de cores e materiais mais quentes, como o carvalho americano (presente no painel da porta de entrada e no móvel/ adega). Duas poltronas amarelas em tom forte foram colocadas abaixo da televisão em contraste com o sofá cinza, as banquetas brancas e objetos decorativos neutros.

Já na cozinha, as paredes e o piso ganharam cor, que fez com que a área de trabalho se diferenciasse da ala social. O verde tinge as pastilhas de vidro e tornam a cozinha uma "caixa". Para quebrar o matiz, os armários de madeira e as prateleiras de peroba-mica compõem um conjunto moderno.

Nos dormitórios (são três suítes), a linguagem contemporânea da decoração prossegue, com algumas variações de cor e textura. Assim, o resultado pretendido foi alcançado: um apê personalizado e atual, onde as peças de design convivem harmonicamente com elementos simples.

Ficha técnica

Apê Panamby, São Paulo (SP)

Projeto de Diego Revollo

Detalhes do projeto
  • Área Construída 170 m²
  • Início do Projeto 2013
  • Conclusão da Obra 2013
  • Projeto Diego Revollo
  • Projeto de Decoração Diego Revollo
  • Projeto Luminotécnico Lumini