Florianópolis (SC) Cobertura Jurerê Internacional

Decoração : Patrícia Volpato Interiores

FOTOS

Refúgio no litoral, cobertura em Florianópolis (SC) foge aos clichês de praia

Um casal de uma cidade do sul de Santa Catarina com uma filha que estuda na capital do estado. Era assim a estrutura da família que encomendou este projeto ao Escritório Patrícia Volpato Interiores. Com quase 250 m² de área e vista para a praia de Jurerê Internacional, a ampla cobertura seria o refúgio dos pais e o lugar onde a filha iria viver e estudar.

Alguns anos depois, a filha está casada e não mora mais ali, mas o apartamento continua cumprindo seu papel inicial: ser a “extensão” da casa urbana e confortável que o casal possui no interior do estado. Assim, a cobertura virou o lar de fins de semana e de veraneio dos pais, onde recebem familiares e amigos.

Para garantir o mesmo conforto da residência oficial da família, a arquiteta Patrícia Volpato apostou na decoração acolhedora, na automatização da iluminação e do som e em escolhas que remetem ao gosto dos moradores: comer, beber e viver bem. Exemplo disto é a mudança na planta, que trouxe a cozinha – antes quase isolada no fundo do apartamento – para a grande área social do imóvel.

APÊ NA PRAIA JURERÊ INTERNACIONAL, FLORIANÓPOLIS
Veja Álbum de fotos

Com limites feitos apena pela ambientação, agora o cômodo se integra às salas de jantar, de estar e de jogos. O marido, “chef” da casa, encontra na cozinha todos os utensílios para realizar suas receitas enquanto, na sala, entre a mesa de jantar e a de jogos, há uma adega climatizada para guardar e conservar vinhos e outras bebidas.

Praia sem clichês

A ideia da arquiteta era criar um espaço “rústico chique”, em que o moderno e o natural convivessem em harmonia. Pias e bancadas na cozinha, nos banheiros e lavabos são feitos em corian, um material moldável que dá acabamento não poroso e sem emendas. O branco e o laqueado, presentes em todos os cômodos, misturam-se a vidros e espelhos, deixando o projeto clean.

“Para o clean não ficar frio, usei a madeira, que dá aconchego aos ambientes e traz a natureza – e a ideia de praia – para dentro da casa”, explica Patrícia. Painéis, módulos, piso e bancadas de peroba de demolição - de origem garantida e certificada – “passeiam” por toda a cobertura, inclusive em banheiros e na área externa. Todo o trabalho em madeira é da Usina das Artes.

  • Arte UOL

    Planta da cobertura decorada por Patrícia Volpato, onde a cozinha integra a área social (à esq.)

O gesso forra o teto dos cômodos, mas com linguagem limpa: só para dar acabamento e distribuir melhor as lâmpadas. Isso ajuda a criar cenários com iluminações ora mais intensas, ora mais intimistas.

Sem pedidos de “encaixar” móveis da família, a arquiteta ficou livre para criar com a mobília, usando marcenaria sob medida da Modecol e peças prontas adquiridas na Artefacto.

O toque pessoal dos moradores está nos objetos e bibelôs – mas não há barcos, conchas ou outras referências óbvias ao litoral. As aves de porcelana na bancada da cozinha e os potes sobre a mesa de centro do home theater, comprados em uma viagem,  são exemplos da personalidade empregada de forma sutil a este apê de praia. (Alessandra Moura, Colaboração para o UOL)

Ficha Técnica
Identificação da obra Cobertura Jurerê Internacional
Localização Florianópolis (SC)
Área Construída 249,3 m²
Início do Projeto Maio de 2008
Conclusão da Obra Dezembro de 2008
Projeto Patrícia Volpato
Construção Engenho Projeto e Construções

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos