Florianópolis (SC) Cobertura Jurerê Internacional

Decoração : Patrícia Volpato Interiores

FOTOS

Refúgio no litoral, cobertura em Florianópolis (SC) foge aos clichês de praia

{texto=, projeto=Patrícia Volpato Interiores }

Um casal de uma cidade do sul de Santa Catarina com uma filha que estuda na capital do estado. Era assim a estrutura da família que encomendou este projeto ao Escritório Patrícia Volpato Interiores. Com quase 250 m² de área e vista para a praia de Jurerê Internacional, a ampla cobertura seria o refúgio dos pais e o lugar onde a filha iria viver e estudar.

Alguns anos depois, a filha está casada e não mora mais ali, mas o apartamento continua cumprindo seu papel inicial: ser a “extensão” da casa urbana e confortável que o casal possui no interior do estado. Assim, a cobertura virou o lar de fins de semana e de veraneio dos pais, onde recebem familiares e amigos.

Para garantir o mesmo conforto da residência oficial da família, a arquiteta Patrícia Volpato apostou na decoração acolhedora, na automatização da iluminação e do som e em escolhas que remetem ao gosto dos moradores: comer, beber e viver bem. Exemplo disto é a mudança na planta, que trouxe a cozinha – antes quase isolada no fundo do apartamento – para a grande área social do imóvel.

APÊ NA PRAIA JURERÊ INTERNACIONAL, FLORIANÓPOLIS
Veja Álbum de fotos

Com limites feitos apena pela ambientação, agora o cômodo se integra às salas de jantar, de estar e de jogos. O marido, “chef” da casa, encontra na cozinha todos os utensílios para realizar suas receitas enquanto, na sala, entre a mesa de jantar e a de jogos, há uma adega climatizada para guardar e conservar vinhos e outras bebidas.

Praia sem clichês

A ideia da arquiteta era criar um espaço “rústico chique”, em que o moderno e o natural convivessem em harmonia. Pias e bancadas na cozinha, nos banheiros e lavabos são feitos em corian, um material moldável que dá acabamento não poroso e sem emendas. O branco e o laqueado, presentes em todos os cômodos, misturam-se a vidros e espelhos, deixando o projeto clean.

“Para o clean não ficar frio, usei a madeira, que dá aconchego aos ambientes e traz a natureza – e a ideia de praia – para dentro da casa”, explica Patrícia. Painéis, módulos, piso e bancadas de peroba de demolição - de origem garantida e certificada – “passeiam” por toda a cobertura, inclusive em banheiros e na área externa. Todo o trabalho em madeira é da Usina das Artes.

  • Arte UOL

    Planta da cobertura decorada por Patrícia Volpato, onde a cozinha integra a área social (à esq.)

O gesso forra o teto dos cômodos, mas com linguagem limpa: só para dar acabamento e distribuir melhor as lâmpadas. Isso ajuda a criar cenários com iluminações ora mais intensas, ora mais intimistas.

Sem pedidos de “encaixar” móveis da família, a arquiteta ficou livre para criar com a mobília, usando marcenaria sob medida da Modecol e peças prontas adquiridas na Artefacto.

O toque pessoal dos moradores está nos objetos e bibelôs – mas não há barcos, conchas ou outras referências óbvias ao litoral. As aves de porcelana na bancada da cozinha e os potes sobre a mesa de centro do home theater, comprados em uma viagem,  são exemplos da personalidade empregada de forma sutil a este apê de praia. (Alessandra Moura, Colaboração para o UOL)

Ficha Técnica
Identificação da obra Cobertura Jurerê Internacional
Localização Florianópolis (SC)
Área Construída 249,3 m²
Início do Projeto Maio de 2008
Conclusão da Obra Dezembro de 2008
Projeto Patrícia Volpato
Construção Engenho Projeto e Construções

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos