Topo

Escocês se casa de saia e escafandro em tanque de mergulho

Dorota Bankowska e James Abbott queriam celebrar o casamento novamente na Escócia - Reprodução/The Underwater Centre
Dorota Bankowska e James Abbott queriam celebrar o casamento novamente na Escócia Imagem: Reprodução/The Underwater Centre

24/11/2014 17h02

Um casal da Escócia conseguiu realizar uma cerimônia de casamento em um tanque de mergulho usando escafandros e roupas tradicionais do país, como o kilt, a saia xadrez usada por homens.

Os noivos, a mergulhadora profissional autônoma Dorota Bankowska, que trabalha para a indústria de gás e petróleo, e o professor escocês James Abbott, tinham se casado no mês passado na cidade natal da noiva, Plock, na Polônia. Mas os dois também queriam uma cerimônia na Escócia, onde vivem e trabalham.

Trajes receberam pesos para ficarem no lugar durante a cerimônia - Reprodução/The Underwater Centre - Reprodução/The Underwater Centre
Trajes receberam pesos para ficarem no lugar durante a cerimônia
Imagem: Reprodução/The Underwater Centre

Dorota procurou antigos colegas de um centro de treinamento de mergulho perto do Loch Linnhe, Fort William, oeste da Escócia, para verificar a possibilidade de realizar a cerimônia submersa no local. O tanque de 1,5 milhão de litros de água do mar geralmente é usado para aulas de mergulho e testes de novos equipamentos, como veículos submarinos operados por controle remoto. O centro concordou com a ideia.

Os noivos foram vestidos a caráter: Abbott usou a saia escocesa, o kilt, Dorota usou um vestido de noiva tradicional, branco e com véu. Mas, além dos trajes normais de casamento, eles usaram um escafandro. E, para manter os trajes na posição correta, foram colocados pesos nos tecidos. Além do noivo e da noiva, também entraram na água, de escafandro, uma dama de honra e o padrinho.

As alianças foram levadas por um dos veículos operados por controle remoto do centro de mergulho. Cerca de cem convidados assistiram à cerimônia do lado de fora do tanque.