Decoração

Casamento sustentável é opção para noivos ecologicamente corretos; veja como fazer o seu

  • Thinkstock

    Para organizar cerimônia "verde", noivos ecologicamente corretos levam vários detalhes em consideração

    Para organizar cerimônia "verde", noivos ecologicamente corretos levam vários detalhes em consideração

Com o aquecimento global, muita gente tem tomado iniciativas para diminuir o impacto ambiental de suas ações. Mas você sabia que a indústria dos casamentos também está entrando nessa onda? Escolhendo materiais sustentáveis e economizando recursos como água e energia, é possível fazer uma festa de casamento que, além de celebrar a união, ainda ajudará a preservar o planeta. Veja como deixar o casamento mais "verde":

Iluminação
Faça o casamento durante o dia, ao ar livre. Assim, é possível aproveitar a iluminação natural e economizar energia elétrica. Outra boa maneira de ter uma iluminação mais sustentável é usando velas. Prefira as feitas à base de soja ou cera de abelha às feitas com parafina, que é derivada do petróleo. Se o uso de lâmpadas for indispensável, prefira as fluorescentes.

Papelaria
Já existem empresas especializadas em convites de casamento ecologicamente corretos, feitos com papel reciclado e tinta de soja. Os guardanapos e toalhas de papel do banheiro também podem ser feitos com papel reciclado, mas é ainda melhor usar guardanapos e toalhas de pano.

Fornecedores
Dê preferência a fornecedores locais. Além de mais baratos, não precisam usar tanto transporte. Isso evita o consumo de combustível e a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Flores
Utilize flores orgânicas no buquê e na decoração. Elas são cultivadas sem pesticidas que agridem o meio ambiente.

Bufê
Também já existem bufês especializados em casamentos ecológicos. Além de usarem ingredientes orgânicos no menu, eles também optam por materiais de limpeza biodegradáveis e separam o lixo. Alguns também doam a comida que sobrar para instituições de caridade. 

Trajes
Os trajes dos noivos, daminhas e pajens podem ser feitos com tecidos sustentáveis, como o algodão orgânico, fibra de PET, cânhamo e bambu.

Lembrancinhas
Você pode presentear os convidados com sementes ou mudas de plantas. Ecobags personalizadas também são uma excelente opção de lembrancinha.

Veja opções para organizar um casamento sustentável
Veja Álbum de fotos

UOL Cursos Online

Todos os cursos