Músicas de Coldplay e U2 embalam a entrada de noivas na igreja; conheça algumas opções

Por Amanda Zacarkim
Do UOL, em São Paulo

A entrada da noiva é um dos momentos mais aguardados da cerimônia. E, para as mais modernas, a trilha do momento pode ir além das clássicas e instrumentais marchas nupciais de Mendelssohn ou de Wagner.

A consultora de casamento Maíra Tamberlini, da Gamata Assessoria de Eventos, afirma que as marchas ainda são as mais escolhidas, mas o que muda com frequência são as clarinadas --momento em que a entrada da noiva na igreja é anunciada por clarins e trompetes.

No entanto, o momento pode ser inovado. “Recentemente, uma noiva com quem trabalhei entrou com a versão da cantora Beyoncé para a canção ‘Ave Maria’, enquanto outra preferiu uma adaptação da banda de rock Metallica”, diz. Criar versões românticas para músicas pop é uma tendência em ascensão no segmento. Segundo Maíra, as queridinhas da vez são canções do U2 e do Coldplay.

Já Rogério Midlej, cantor e consultor musical para eventos, aposta em adaptações instrumentais para músicas consagradas. “Quando a cerimônia acontece em um templo, por exemplo, não há muita abertura para sugerir o repertório. Nesses casos, é bom escolher melodias atemporais e evitar os últimos sucessos do rádio, que podem deixar o momento clichê e a união datada”, ressalta.

Outro cuidado básico na hora de escolher a música de entrada é entender o significado da letra, especialmente se a canção for em outro idioma. “Muitas vezes, as noivas gostam da melodia, mas não sabem que a letra pode estar falando de términos e separações tristes”, afirma Mateus Pavan, responsável pelo repertório da empresa musical Toque Divino.

Arranjos musicais
Assim como a decoração da festa e a escolha das roupas, que dependem da hora e do local do evento, a música da entrada também pode ser editada de acordo com cada situação. Há adaptações, novos acordes e arranjos que podem valorizar uma canção ou até mesmo transformá-la, seguindo a vontade dos noivos e a criatividade da banda, do coral ou do DJ responsável pela trilha.

Para Rogério Midlej, o clima suntuoso das igrejas pede instrumentos como clarins e metais de orquestra. Uniões ao ar livre, por sua vez, são mais descontraídas e combinam com músicas executadas com a ajuda de harpas e flautas. “Na praia, apostamos em bandas com a formação de choro, com violão, cavaquinho e flauta, para versões leves e envolventes das músicas escolhidas pelos noivos”, completa ele.

Mateus Pavan também sugere um quarteto de cordas -com dois violinos, uma viola e um violoncelo- para executar músicas clássicas ao vivo, em casamentos diurnos, no campo ou na cidade.

Mais pedidas
Uma canção romântica e envolvente é a escolha certa para que a entrada da noiva seja um momento marcante. Os consultores de casamento, DJs e músicos consultados pela reportagem listaram algumas das faixas mais pedidas recentemente pelas noivas na hora da entrada triunfal. Veja a seleção abaixo (clique no nome da faixa para ouvir na Rádio UOL), dividida por ordem alfabética, e inspire-se:

  • 2631
  • true
  • http://mulher.uol.com.br/casamento/enquetes/2012/04/12/qual-musica-abaixo-voce-escolheria-para-entrar-na-igreja.js

- “Ave Maria”: A composição do francês Charles Gounod, criada no século 19, é opção para as noivas mais tradicionais. As mais moderninhas podem optar pela versão de Beyoncé.

- “Beautiful Day”: O hit dos irlandeses do U2, do álbum "All That You Can Leave Behind" (2000), é otimista e contagia os convidados.

- “The Ecstasy of Gold”: Os roqueiros do Metallica também ganharam o coração das noivas com essa balada dos anos 80, composta por Ennio Morricone para o filme "Três Homens em Conflito".

- “Eu Sei Que Vou Te Amar”: A faixa de Vinicius de Moraes e Tom Jobim figura entre as músicas nacionais mais pedidas para a entrada das noivas.

- “Fascinação”: A interpretação marcante de Elis Regina é imortal, mas a música também fica linda se executada apenas com instrumentos de corda.

- “Halo”: As faixas dançantes da americana Beyoncé Knowles deram lugar a essa balada que estourou nas paradas em 2010.

- “Io Che Amo Solo Te”: O cantor italiano Sergio Endrigo compôs a canção na década de 1960. O sucesso já foi regravado por diversos artistas, como Zizi Possi.

Com qual música você gostaria de entrar na cerimônia? Deixe sua opinião nos comentários.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos