Topo

Estilistas dão dicas essenciais para noivas que desejam usar vestido curto

Amanda Zacarkim

Do UOL, em São Paulo

20/04/2012 13h54

Os vestidos de noiva são sempre um espetáculo à parte na cerimônia de casamento. Para as noivas mais despojadas, um modelo mais curto é uma ótima opção para o "grande dia". Em linhas gerais, as peças de menor comprimento devem ser usadas em celebrações intimistas ou mais descontraídas e quando a cerimônia é pensada para um grupo menor de convidados ou o enlace acontece na praia, no campo ou durante o dia.

Outro fator importante que deve ser levado em conta é o estilo da noiva, já que “quem escolhe uma peça assim não é muito tradicional e pode abusar de complementos mais modernos”, segundo a estilista Patrícia Granha, do Atelier Jardim Secreto, localizado na capital paulista.

Andrea Garcia, estilista responsável pela grife Studio Pilar, pontua que o vestido curto é ideal para dois momentos: deixar o casamento civil mais requintado e valorizar uma cerimônia que reúna apenas amigos e familiares próximos. “Para se vestir de noiva no cartório, também vale abusar de tons claros, como rosa pastel, nude e off-white, além do branco tradicional”, aconselha Andrea.

Curto glamouroso
A informalidade inerente do vestido curto não impede que o modelo tenha o charme e requinte necessários para a ocasião. O estilista Samuel Cirnansck, conhecido pela grife homônima e por criações de festa, costuma valorizar esse comprimento.

“O que faço, há muitos anos, são vestidos dois em um: curtos com uma saia à parte que os transforma em longos. Assim, a noiva tem o vestido de gala para a igreja e uma opção mais leve e descontraída para a festa”, diz Cirnansck.

“Meu recurso é abusar da amplitude da saia, para que o vestido passe longe de um tubinho básico, além de fazer um contraponto entre tecido, rendas e transparências”, explica Andrea Garcia.

Já as estilistas Emanuelle Junqueira e Patrícia Granha destacam o uso de materiais acetinados para substituir os strass e brilhos, além de bordados com pérolas e cintos com aplicações para realçar a beleza dos curtinhos. “Casaquinhos de seda ou de tricô com ponto rendado também podem ser complementos criativos para o curto”, diz Emanuelle, conhecida por confeccionar modelos românticos.

Modelo ideal
O UOL Casamento reuniu conselhos práticos dos estilistas consultados, habituados a valorizar o corpo feminino com vestidos de noiva. Veja as dicas e aprenda a escolher os detalhes de modelagem, acessórios e aplicações, capazes de transformar um modelo simples na peça ideal para cada tipo de corpo.