Topo

Para encerrar preconceito, estilistas explicam quando e como usar vestido de noiva colorido

Amanda Zacarkim

Do UOL, em São Paulo

04/06/2012 07h15

Tons perolados, rosa, azul claro, areia, lilás, dourado, vermelho e até preto. As cores presentes, inicialmente, nos vestidos para uma segunda união, ganham cada vez mais espaço nos modelos das noivas que se casam pela primeira vez. Mesmo que ainda discretamente no Brasil, saem de cena os tradicionais vestidos brancos e off-white para dar espaço a nuances coloridas.

A estilista Lourdinha Noyama, autoridade nacional quando o assunto é vestido de noiva, conta que a cada 20 modelos que cria, apenas um deles é branco. “O restante é off-white ou colorido”, diz. “As noivas já chegam ao meu ateliê pedindo outro tom que não seja o branco, como pérola ou champanhe.”

R. Rosner, promessa da moda festa nacional que tem apresentado muitos looks coloridos em seus desfiles, não vê problema algum em ousar no tom do vestido e é um dos fortes entusiastas nacionais quando se trata de um altar mais colorido. “Eu tenho feito algumas coisas menos convencionais, como modelos off-white forrados com renda cor da pele, e vestidos gelo ou acinzentados, com bordados prateados, por exemplo.”

Martha Medeiros, estilista reconhecida por seu trabalho com rendas brasileiras, também é adepta das cores. “As noivas estão caminhando para as nuances de bege, que deixam a foto mais bonita e dão um ar vintage ao look”, explica.

Questão de personalidade
Mais do que decidir qual será a cor para a peça-chave do “grande dia’, todos os criadores concordam que é importante seguir à risca o estilo e a personalidade da noiva. Rosner conta que já fez de vestidos estampados a modelos em lilás, vermelho e preto, além de peças em black. “A noiva que quer casar de vestido colorido sempre quis isso. Ela já chega ao meu ateliê com a cor definida. Se ela tem dúvidas a respeito, meu conselho é não se arriscar em um tom diferente”, aconselha.

  • 2793
  • true
  • http://mulher.uol.com.br/casamento/enquetes/2012/04/27/voce-se-casaria-com-um-vestido-de-noiva-colorido.js

Martha conta que não costuma utilizar tons vibrantes. “O vestido não pode parecer uma fantasia, tem de ser compatível com a noiva. Tento identificar o que ela gosta, além de fazer a proporção certa para o corpo dela”, afirma.

A cor ideal
Embora as cores sejam cada vez mais usadas, há algumas dicas essenciais para escolher o tom mais adequado ao tipo e local da cerimônia. “Transitar pela cartela de neutros e cores claras, como nude, bege, cinza claro ou rosa pálido, são boas escolhas para casamentos durante o dia ou para uma segunda união. Cores mais vibrantes também podem ser usadas quando o casamento acontece apenas no cartório civil, por exemplo”, define R. Rosner.

Lourdinha acha que as nuances rosadas e peroladas são elegantes para casamentos durante a manhã. “A tarde também permite tons amadeirados, nude e areia”, diz a estilista.

Para a noite, estão permitidos tons chamativos como o vermelho e ainda o brilho sofisticado das peças pratas e douradas. Lourdinha ressalta que vestidos em tecidos brilhantes pedem modelagens com poucos detalhes para valorizar a cor e o brilho do material.

Complementos ideais
Escolhida a cor que represente a personalidade da noiva e a modelagem perfeita que valorize os pontos fortes do corpo, é hora de pensar no sapato e nos acessórios mais adequados para arrematar o look colorido com sofisticação.

“O importante é ter elementos tradicionais, como o véu ou um arranjo de cabeça, que caracterizam a produção de uma noiva típica, apesar da cor no vestido”, aconselha R. Rosner. Para ele, os sapatos ainda podem ser no mesmo tom da roupa ou em uma nuance da mesma cartela de cores.

“Como meu trabalho tem muitos elementos, eu sempre aposto em looks Monocromáticos, mas com texturas diferenciadas”, diz Martha Medeiros. E continua: “Se faço um vestido de renda, o sapato pode ser na mesma cor, mas forrado de seda. Enquanto, nos cabelos, uso um arranjo de gazar. Sempre variando a textura e o peso dos tecidos”.

Martha também acredita que, no caso das noivas que preferem vestidos coloridos, a melhor escolha para os acessórios é seguir uma cartela com a mesma cor, em diferentes nuances, para que o resultado seja harmônico e leve. “Eu não colocaria tons direntes na mesma composição para uma noiva. Deixaria essa ‘graça’ para madrinhas ou convidadas”, finaliza.