Topo

Traje do convidado nunca pode tirar a atenção dos noivos, explicam estilistas de moda festa do SPFW

Bárbara Stefanelli

Do UOL, em São Paulo

16/06/2012 20h34

Chega o convite para um casamento e as mulheres já começam a quebrar a cabeça, pensando em o qual traje vão usar no evento. Para as convidadas não se desesperarem com a escolha e apenas curtirem a parte boa do evento, o UOL Casamento foi atrás de estilistas do SPFW mais do que especialistas em moda festa.

Segundo Samuel Cirnansck, ao se vestir para uma festa de casamento, a convidada tem de ter em mente, principalmente, uma única regra de etiqueta: "nunca chocar". A partir do momento em que você é chamado a um casamento, é essencial ler qual traje o convite pede e respeitar à risca o desejo dos noivos, além de nunca tirar a atenção da festa e do casal.  

"Em uma festa de casamento, os convidados não podem usar o mesmo 'dress-code' da noiva. Evite pérolas e renda. O principal código do convidado tem de ser respeitar a noiva. Em um casamento, um ambiente em que tem homens casados, não se mostra os seios ou usa roupa muito curta. Chique é não agredir a outra pessoa. O convidado é elegante e fino quando não incomoda visualmente", explica Cirnansck.

Para o estilista Rodrigo Rosner, uma das recentes revelações da moda festa nacional, ao ir a um casamento "tudo pode, só não pode ir de branco, a não ser que a proposta da festa seja usar branco e preto". "Ir vestida de branco é uma ofensa para a noiva. Vai de branco só se for inimiga da noiva."

O estilista ainda esclarece algumas dúvidas frequentes das mulheres. É possível usar calça ou curto em um casamento? "Convidada nunca pode estar mais do que a noiva. De resto, pode tudo. Pode colocar calça, shorts e vestido curto, mas desde que tenha elegância", finaliza Rosner. Veja o álbum acima, inspire-se nas tendências de moda festa do SPFW e não faça feio ao ir a um casamento.

Assista ao vídeo abaixo e veja a opinião de especialistas sobre se convidadadas podem usar branco ou preto em um casamento: