Lembrancinhas ecológicas e bufê orgânico ajudam a criar casamento mais sustentável

Bárbara Stefanelli
Do UOL, em São Paulo

A Rio+20 intensificou os debates sobre sustentabilidade e ainda atraiu a atenção de líderes e representantes de vários países ao tema. Durante os nove dias do evento (que terminou na sexta 22/06), a mensagem foi clara: além da preocupação de governos e de potências mundiais, o futuro da natureza ainda depende de atitudes individuais. No setor de festas e casamentos, não poderia ser diferente.

Cada vez mais em alta no Brasil, os green weddings (casamentos verdes, em tradução livre do inglês) já fazem sucesso no hemisfério Norte. Para Vera Simão, idealizadora do evento Casar e presidente da Abrafesta (Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais), os profissionais do setor não podem negligenciar essa demanda. “Todo empresário tem de pensar na sua empresa de uma maneira mundial e globalizada. Tudo que as empresas puderem fazer para poupar energia, papel e lixo em grande escala é importante. E várias oportunidades estão aí para que as empresas cresçam e possam aplicar regras que ajudem a despoluir e diminuir o impacto que causamos no meio ambiente”, diz Vera.

Veja opções para organizar um casamento sustentável
Veja Álbum de fotos

A última edição da feira Expo Noivas & Festas, realizada em maio no Rio de Janeiro, um espaço de 80 m² foi reservado para novidades ecologicamente corretas para o casamento. Segundo José Luiz de Carvalho Cesar, organizador do evento, o mercado estava pedindo produtos e serviços a favor da natureza e, por isso, decidiram montar o espaço Casamento Sustentável. Para Carvalho Cesar, ainda é importante mostrar essas possibilidades para quem está planejando o casamento.

É possível, sim, realizar casamentos maravilhosos com produtos de qualidade e que não agridem o meio ambiente. Por isso, criamos o espaço Casamento Sustentável [na feira], para que os noivos pudessem visualizar um casamento ecologicamente correto. A preocupação com o meio ambiente deve partir de todos os segmentos e de todas as áreas e, com o mercado de casamentos, não poderia ser diferente”, diz o organizador.

Mensagem de luxo
Além de mostrar que os noivos estão antenados aos problemas do planeta, para muitos casais e especialistas do ramo, o casamento verde passa uma mensagem de bom gosto aos convidados. Segundo Will Araújo, assessor de casamento da empresa Santo Casamenteiro, a tendência começou a despontar há uns dois ano no Brasil. “A responsabilidade com o meio ambiente vem ficando mais presente no universo dos casamentos. Além de o resultado ser bacana em termos visuais, a escolha mostra uma preocupação dos noivos em passar a mensagem de cuidados com o meio ambiente para os convidados. E tudo que é a favor do meio ambiente é muito bacana”, diz o assessor.

José Luiz de Carvalho Cesar, da Expo Noivas & Festas, também reforça essa ideia de passar uma imagem boa aos presentes. “Além de ser uma opção mais barata, acreditamos que a realização de cerimônias sustentáveis emite um conceito que hoje em dia é crucial: a importância do cuidado com o meio ambiente. Realizando um evento assim, você consegue mostrar para várias pessoas que é possível realizar um evento grandioso e muito lindo com atitudes ecologicamente corretas.”

Casamento verde
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 960 mil casamentos são realizados por ano no Brasil. A expectativa é que o setor movimente R$ 14 bilhões em 2012. Portanto, se os noivos optarem por alternativas sustentáveis em seus casamentos, a diminuição do impacto na natureza já será razoavelmente significativa.

  • Divulgação/Katia Fanticelli e Santo Casamenteiro

    Arranjos dispostos em garrafinhas ficam charmosos e ainda reduzem o número de flores da decoração

Atualmente, casais podem contar com variadas opções para tornar a festa de casamento mais sustentável, visto que existem alternativas ecológicas para lembrancinhas, decoração, convites, forminhas de papel, bufês especializados em comida orgânica, entre outros. Caso desejem fazer um casamento verde, os noivos podem entrar diretamente em contato com fornecedores que oferecem serviços do tipo, ou devem orientar os assessores de casamento logo no início do planejamento da festa.

“Os próprios noivos costumam direcionar seus assessores e esses, por sua vez, fazem a captação de profissionais que atendem na área de sustentabilidade, para desenvolver um projeto bacana para o casamento”, diz o assessor Will Araújo. O proprietário da assessoria Santo Casamenteiro ainda conta quais são as novidades verdes que ele mais gosta de incluir nas festas que organiza.

“Uma opção bacana é enviar convites feitos de papel reciclável ou de papel-semente. Particularmente, adoro essa opção do convidado poder plantar o convite que recebeu e cultivar a plantinha. Casar de dia é outra opção sustentável, pois é utilizada, principalmente, a iluminação natural. Para a mesa, acho muito bacana o conceito de garrafinhas e potinhos com arranjos menores de flores. São aquelas garrafas e potes de conservas que sempre guardamos em casa. Além de sustentável, criam uma decoração supermoderna, despojada e ecologicamente correta”, diz.

Vera Simão também diz quais são as preferências dela quando se trata de um casamento sustentável. “Já existem bufês que produzem casamentos verdes e utilizam bandejas feitas de madeira proveniente de paletes reciclados, reaproveitados dos mercados municipais. Essas madeiras ainda podem virar instrumentos para a decoração do casamento, causando um impacto menor ao ambiente. Há decoradores que reutilizam as flores, enviando-as para entidades no dia seguinte da festa. As flores são reaproveitadas para decorar uma série de situações”, conta a presidente da Abrafesta. Veja no álbum acima algumas opções para deixar o seu casamento mais verde.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos