Topo

Estilistas indicam modelos ideais e truques para acertar no vestido de noiva de inverno

Cecília Leite

Do UOL, em São Paulo

26/06/2012 07h15

Esqueça essa história de que noiva não passa frio, pois não há emoção e adrenalina que aqueçam o corpo durante os dias mais frios do inverno. Não é uma tarefa fácil mudar o vestido e abandonar os decotes por conta da temperatura da estação. Mas quem disse que um casamento realizado no inverno não pode ser elegante? A única coisa que não é de bom gosto é ficar arrepiada durante a cerimônia ou pegar uma gripe antes da lua de mel.

"Não é nada chique uma mulher batendo os dentes no altar", diz a estilista Bibi Barcellos, que oferece em seu ateliê, na capital paulista, opções para as noivas que vão casar no inverno, como uma estola feita com 360 rosas feitas de seda pura. A peça serve como um truque para se proteger do frio sem precisar mudar o modelo do vestido.

Optar por um modelo clássico --longo e com mangas compridas, por exemplo-- pode ser a garantia para evitar o desconforto durante a cerimônia. O problema é que ele pode atrapalhar a noiva durante a festa, já que ela vai se movimentar demais ao receber todos os convidados e, na hora de dançar, pode até passar calor. Nesse caso, explica a estilista Solaine Piccoli, "a melhor maneira de não precisar abandonar o vestido dos sonhos é apostar nas rendas, mas não pode ser qualquer renda".

Como os vestidos de noiva pedem detalhes mais glamurosos, é melhor usar rendas como a francesa, que é mais delicada. "Uma manga longa pode ser muito chique, mas, para ficar bonita, ela deve ser bem vazada, a ponto de mostrar a pele da mulher e o desenho não pesar no visual", alerta Solaine.

A noiva que não vai mais ter tempo de mudar o modelo também pode vestir uma pelerine feita de fios nobres, como o fio de seda, ou usar um casaqueto de renda por cima de tudo.  "Um bolero rendado também é legal", afirma Lucas Anderi, que acha que a noiva deve apostar mais na criatividade do estilista para elaborar um vestido do que nos acessórios para esquentar. 

  • Thinkstock

    Da esq. para dir: luva de tule com strass, de cetim, de renda e ao estilo princesa driblam o frio

Em relação ao tecido, não existe uma regra para definir o que deve ser usado durante o inverno, basta saber fazer as modificações certas, garantem os estilistas consultados. No entanto, é bom lembrar que a noiva não pode ter um visual grosseiro. Se for impossível mudar o modelo, basta escolher uma opção de acessório que combine com ele. "As luvas devem entrar forte nesta temporada. Luvas curtas e compridas, mas todas em renda ou com aplicações de renda", conta Anderi, que completa com uma dica para a cor do vestido: "se a noiva quiser ousar no inverno e sair do branco clássico, dá para vestir tons como champanhe e nude-rosé".