Topo

Renovar os votos de casamento é oportunidade para expressar amor maduro

Mariah Carey e Nick Cannon renovam os votos em Paris, na França (27.04.2012) - Grosby Group
Mariah Carey e Nick Cannon renovam os votos em Paris, na França (27.04.2012) Imagem: Grosby Group

Mayara Alves

Do UOL, em São Paulo

02/07/2012 07h15

Se o dia do casamento é inesquecível, a oportunidade de reviver esse dia tão especial também não fica muito atrás. Por isso, muitos casais optam pela renovação de votos após alguns anos de casado. Inclusive, a tendência é comum entre celebridades internacionais. Beyoncé e Jay-Z, Michael Douglas e Catherine Zeta-Jones, Ozzy e Sharon Osbourne, Mariah Carey e Nick Cannon, entre outros, já entraram para esse time. No Brasil, Regina Casé também renovou os votos de casamento com Estevão Ciavatta, após dez anos juntos.

“O que mais vejo são casais que renovam ao completar 10 ou 15 anos de casado”, conta Daniela Rodrigues, assessora de casamento da Dani & Cris Ideias e Eventos. A inciativa ainda é uma boa ideia para aqueles que, quando se casaram, não tiveram a chance de fazer a festa dos sonhos. E, após alguns anos, já com a casa montada, veem a oportunidade de realizá-la com mais glamour.

Para a assessora de eventos Priscila Fernandes, como o país está vivendo um crescimento econômico cada vez maior e o mercado de casamentos também, cada vez mais pessoas se empolgam com a ideia de renovar os votos e realizar um segundo (terceiro, quarto, quinto...) casamento. “Isso faz com que mais casais realizem o sonho da festa de casamento ou de renovar os votos, porque casar está na moda hoje em dia”, comenta a especialista em festas.

  • Divulgação

    Com vestido colorido, Regina Casé renovou os votos após dez anos de casamento com Estevão Ciavatta (1/11/2009)


Sob outra perspectiva, a renovação também é uma forma de expressar sentimentos mais maduros. “A maturidade e uma vida mais estabilizada fazem com que o momento fique mais propício”, comenta a assessora de eventos Lizie Chermann. Afinal, muitos casamentos acontecem com casais jovens que, quando mais velhos, sentem a necessidade de reafirmar o compromisso.

Cerimônia completa
Não é só porque é uma renovação que não é possível incluir os itens tradicionais de um casamento. “Acho fundamental que haja o ritual completo do casamento, pois precisa ter a sensação de uma primeira vez, com tudo que o casal tem direito”, conta Lizie.

Para Priscila, cada casal deve seguir seus sonhos. “Porém, mesmo mantendo o protocolo tradicional, o vestido de noiva pode ser um pouco mais discreto e as daminhas e pajens podem ser representados pelos filhos do casal”, comenta Priscila.

Caso o casal seja religioso, não há porque dispensar uma nova cerimônia mais tradicional na igreja, por exemplo. Segundo as especialistas, é comum e deve ser feito caso seja o desejo dos “noivos”. Trocar novas alianças também é uma escolha única do casal que fará a festa. E ela é muito bem recomendada.

Estilo de festa
Normalmente, festas de casamento têm uma lista de convidados bem recheada, principalmente quando as famílias dos noivos são grandes. Mas, na renovação, é diferente. Segundo Daniela Rodrigues, é comum que se faça uma festa bem caprichada, rica em detalhes, mas com poucos convidados --de 60 a 100. Uma festa mais íntima, mesmo, com pessoas realmente próximas e especiais.

Veja as principais bodas de casamento

5 anos: de madeira
10 anos: de estanho
15 anos: de cristal
20 anos: de porcelana
25 anos: de prata
30 anos: de pérola
35 anos: de coral
40 anos: de rubi
45 anos: de platina
50 anos: de ouro
55 anos: de ametista
60 anos: de jade (ou de diamante)
Fonte: Livro “Celebração de bodas - Para Lembrar as Datas Principais”, do autor José Carlos dos Santos (editora Paulinas)


Não faça listas
Apesar das semelhanças do casamento com a renovação, fazer lista de presentes não é uma atitude muito adequada. A assessora de eventos Lizie Chermann explica que a lista é uma ajuda para quem está montando a casa. “Quando há a renovação, o casal já mora junto, já tem a casa montada e quer apenas comemorar o momento especial com pessoas queridas. Mas há casais que curtem pedir doações para instituições de caridade ou cotas para uma nova lua de mel”, conta a especialista.

Homenagens
Depois de anos compartilhados juntos, nada como homenagens durante a renovação dos votos. “Elas podem ser feitas entre o casal, reafirmando o amor que sentem um pelo outro, contando o que vivenciaram durante os anos juntos, falando sobre os frutos [filhos ou netos], homenageando a família e os amigos”, sugere Priscila.

Como sugestão, podem ser feitas músicas, vídeos e discursos. Isso só depende da criatividade dos noivos de segunda viagem. Mas, além da opção de homenagens feitas pelo próprio casal, participação extra de amigos e familiares também é bem-vinda. Veja como preparar um discurso para os noivos.