Topo

Decotes desviam a atenção das gordurinhas; veja outras dicas para noivas plus size

Bárbara Stefanelli e Jéssica Kibrit

Do UOL, em São Paulo

13/08/2012 11h53

As noivas que estão acima do peso não precisam mais se desesperar ou desanimar ao escolher o vestido do casamento. Cada vez mais, para atender essa demanda do mercado, estilistas se especializam nos modelos plus size, que valorizam o corpo e as partes mais belas das mulheres mais cheinhas. E, para afastar angústias e preocupações de mulheres acima do peso que estão prestes a subir ao altar, o UOL Casamento procurou estilistas de moda festa, que revelaram truques preciosos para disfarçar qualquer gordurinha. Abaixo, veja no que uma noiva plus size deve ou não deve apostar:

Invista

Decote e modelagem:
além do gosto pessoal, cada noiva tem um corpo, portanto não existe um modelo perfeito para todas, mas alguns são mais indicados que outros --lembrando que é sempre necessário valorizar o que a estrutura de cada mulher tem de melhor. No entanto, é senso comum entre estilistas que o decote em “V”, tanto nas costas quanto no busto, é responsável por grande parte do sucesso do look matrimonial para modelos plus size.

“A frente única, o decote em ‘V’ ou o princesa, são indicados, porque valorizam o busto”, explica Penha Maia, uma das estilistas e proprietárias do ateliê Pó de Arroz. Para Sergio Augusto, estilista da Black Tie, mulheres mais cheias têm um colo bonito e precisam valorizá-lo. “Para isso, indico o decote em ‘U’ e o decote em ‘V’, caso esse não deixe o busto muito alto. Volume demais não fica bonito. O ombro a ombro também fica lindo.”

Saia: o modelo evasê [que se abre e forma um ‘A’] é o mais indicado para mulheres acima do peso, pois alonga a silhueta. “O evasê deixa a noiva mais longilínea e fica lindo em qualquer tipo de gordinha. Uma combinação que fica boa é o espartilho [mais estruturado] com evasê”, aconselha Sergio Augusto. Para Penha, as noivas podem ousar e escolher até uma saia rodada. “Diferentemente do que muitos dizem, acho que a saia rodada fica charmosa e ainda alonga o corpo.”

Manga e tecido: “Para as noivas mais cheinhas, costumo sugerir modelos com manguinhas. Além de charmosa, a manga disfarça as gordurinhas do braço”, revela Penha Maia. Boleros e casaquinhos de renda também são mais do que indicados para essa situação.

Para deixar o corpo modelado, o indicado é optar por tecidos mais estruturados. Cada estilista tem a sua preferência. “Gosto muito do cetim francês e italiano ou o tafetá”, comenta Rosi Ileska. Já Carmem Barbosa, costureira e modista, acha que uma estrutura de entretela [tecido de algodão engomado] “é ideal para mulheres mais cheinhas”.

Evite

Tomara que caia: a ausência das alças costuma achatar as noivas, deixando o corpo delas maior. “Não indico o tomara que caia, porque ele achata o corpo e ressalta as gordurinhas das costas”, diz Carmem. No entanto, segundo Sergio Augusto, isso não é regra. “Não tem como generalizar, pois, se a noiva for mais alta, o tomara que caia pode ficar lindo.”

Acessórios: para o estilista da Black Tie, as noivas acima do peso ainda devem evitar as luvas de cano longo, “pois elas diminuem e salientam a parte mais cheia do braço”. Augusto também não recomenda decotes altos com brincos longos, pois a combinação achata o pescoço e tudo que uma noiva plus size mais precisa, se quiser disfarçar as gordurinhas, é parecer mais longa.

Cauda: muitas mulheres têm o sonho de entrar na igreja com um vestido de cauda enorme. No entanto, segundo Augusto, é preciso tomar cuidado com o desejo. “As gordinhas mais baixinhas devem tomar cuidados com a cauda muito longa, porque ela achata o corpo. Nesse caso, é melhor optar por uma menor, que não cause esse efeito indesejável.”

Truques
Além de detalhes do vestido, outros recursos ajudam as noivas plus size que desejam parecer mais magra. “Uma dica é apostar em arranjos nos cabelos, pois eles desviam o foco de atenção do corpo”, revela Penha Maia. Já Carmem Barbosa acredita que o segredo está no salto. “Quanto mais alto, melhor, pois ele deixa a noiva elegante e ainda afina a silhueta.”

No entanto, o melhor truque de todos, segundo os estilistas consultados, é a noiva se sentir radiante e estar bem consigo mesma no dia do casamento. “A mulher tem de se amar muito de qualquer jeito. Uma noiva feliz já é uma noiva linda naturalmente”, diz Rosi Ileska.   

Já para Sergio Augusto, “tudo pode, desde que tenha equilíbrio e bom gosto. A mulher elegante assume com naturalidade o que está vestindo. E quem faz o vestido é sempre quem está usando. Portanto, quando abrir a porta da igreja, o essencial é se sentir segura e poderosa, como uma ‘lady’”.