Topo

Serviço de previsão de tempo personalizada auxilia noivos na organização do casamento

Previsão do tempo personalizada auxilia noivos em questões de última hora, como aluguel de tendas - Thinkstock
Previsão do tempo personalizada auxilia noivos em questões de última hora, como aluguel de tendas Imagem: Thinkstock

Mayara Alves

Do UOL, em São Paulo

14/09/2012 12h33

A inconstância do tempo pode criar alguns aborrecimentos no dia do casamento. Seja para fazer uma cerimônia a céu aberto, escolher os trajes ou definir a decoração, as mudanças de tempo podem virar vilãs dos noivos --principalmente quando são repentinas. Por isso, algumas empresas já disponibilizam o serviço de previsão personalizada com antecedência para o casal. Esse tipo de atendimento tem um custo baixo dentro do orçamento da festa, mas pode ser crucial ao sucesso dela, já que, além da tempertatura, informa horário da chuva, velocidade do vento e até se o local estará encoberto por nuvens no dia do evento.

Carlos Magno, presidente da empresa de meteorologia Climatempo, explica que “a previsão pode ser feita com até 15 dias de antecedência”. A noiva recebe um relatório já no dia que solicitou a informação e, a partir daí, os dados são atualizados todos os dias, informando se houver alterações na previsão. O acompanhamento é diário até a data da festa, dando a possibilidade dos noivos ligarem para um meteorologista da empresa, que fica de plantão por 24 horas por dia, para tirar dúvidas.

Alguns sites, como o Seu Evento, oferecem gratuitamente a previsão de tempo de uma semana para seus usuários que já estão usando o serviço de guia de fornecedores para a organização da cerimônia. Mas, quando há um valor a ser cobrado, ele pode variar de R$ 140 a R$ 400, para uma previsão durante os 15 dias antes da festa. Para os mais precavidos, que desejam receber os dados com um mês de antecedência ou mais, é feito um relatório de tendência para ser usado como base. Com a aproximação do evento, são fornecidos os dados de uma previsão mais concreta.

Previna-se
Ana Luiza Garritano, 31 anos, é atriz e casou-se em julho de 2011. Para o seu casamento com o arquiteto Rogerio Soliani, 31, ela solicitou o serviço de previsão do tempo, para o Climatempo, com uma semana de antecedência. “Como trabalho com cinema, estou acostumada a pedir previsão para filmagens ao ar livre. Para a fazenda do meu pai, onde me casei, achei que essa seria a melhor solução”, lembra Ana Luiza. E o resultado foi satisfatório. Segundo a atriz, fez um dia lindo e ela nem precisou alertar os convidados para se precaverem de mudanças repentinas de tempo.

  • Arquivo Pessoal/Divulgação

    Rogerio Soliani, Ana Luiza Garritano e Renato Soliani (da esq. à dir.). Noiva contratou serviço para fazer casamento ao ar livre, na fazenda do pai


Carlos Magno ainda conta que, uma vez, uma noiva que não tinha contratado o serviço ligou na empresa para contar sobre o seu casamento. “Dias antes da festa, fazia calor na cidade de São Paulo e, por ser inverno, a noiva havia encomendado um vestido de mangas longas. Então, pediu que a costureira tirasse as mangas para que ela não passasse calor. No dia do casamento, o tempo virou e fez muito frio. A noiva entrou na igreja tremendo e sem as mangas, pois não havia tempo hábil para recolocá-las”, conta Carlos.

Margem de erro
Como o próprio nome já diz, é uma previsão e nem sempre a análise é 100% correta. “É muito difícil fazer previsão de tempo para casamento, pois é para um dia específico. Então, pode haver falhas. Você acerta, por exemplo, que vai chegar uma frente fria na região ou na cidade do evento no início do mês, mas isso pode acontecer no dia 1º ou no dia 4”, explica Willians Bini, meteorologista da Somar Meteorologia. Ainda segundo ele, a primavera e o verão são as estações mais difíceis, porque, aqui no Brasil, são períodos muito chuvosos e dificultam a previsão de pancadas de chuva, por exemplo.

De uma maneira geral, segundo Carlos Magno, uma previsão de 15 dias de antecedência tem de 60 a 85% de chance de estar correta. O serviço é útil para saber se será necessário alugar tendas para o evento, por exemplo. E, se optar por um casamento que seja ao ar livre, vale conferir os meses menos chuvosos da região.