Topo

Primavera traz vestidos de noiva mais leves e românticos; confira as tendências da estação

Mayara Alves

Do UOL, em São Paulo

22/09/2012 07h15

Conhecida por ser a época mais romântica do ano, a primavera começa no Brasil neste sábado (22). Por causa da fertilidade natural da estação, com excesso de flores e cores, e do reflorescimento da flora, esse período proporciona e simboliza um cenário ideal para a celebração do enlace amoroso. Tanto que maio, época que marca o auge da primavera pelo hemisfério Norte, foi eleito Mês das Noivas. No entanto, cada vez mais noivas brasileiras assumem as particularidades do próprio país e decidem subir ao altar durante a primavera daqui, período que ainda é beneficiado pela temperatura amena e por menos chuva que o verão.

Veja vestidos de noiva que combinam com a primavera
Veja Álbum de fotos

Para a noiva acompanhar o ritmo e as tendências da estação, o UOL Casamento conversou com especialistas em vestidos de moda festa, que deram dicas essenciais para quem pretende se casar na primavera. Basicamente, a mulher deve apostar em vestidos leves, feitos de renda ou tule, por exemplo, ou até nas peças coloridas, para as mais ousadas. Bordados florais e silhueta bem marcada também são apostas para acertar em cheio no vestido. Abaixo, veja dicas para encontrar o modelo ideal:

Inspiração floral
Independentemente da época do ano, a estilista Bibi Barcellos acredita que flores combinam sempre com noivas. “Dependendo do estilo da noiva, é possível fazer flores de tecido, com visual de rosa e até flores mais estilizadas em organza. Uma vez, fiz uma saia que tinha 1.500 flores de tule aplicadas”, conta a estilista. Para Emannuelle Junqueira, flores de seda são sempre indicadas.

Uma das dicas do estilista Marco Tarragô é aplicar as flores em lugares estratégicos, como na cintura, decote ou ombro. “Bordados florais, além de deixarem o look mais feminino, charmoso e delicado, também iluminam o vestido”, conta Marco.

Tecidos primaveris
De mãos dadas com as flores, as rendas dão leveza ao vestido e um toque extra de romantismo. “A maneira mais básica de usá-la é optando por rendas com motivos florais ou fazendo aplicações de flores de renda rebordadas”, conta Bibi. Além da renda, organzas, tules e musselines são opções românticas. “O ideal é escolher tecidos mais fluidos, como chiffon de seda, tule francês, tule de seda, gazar de seda e telas vazadas”, aconselha a estilista Solaine Piccoli. 

  • 4169
  • true
  • http://mulher.uol.com.br/casamento/enquetes/2012/09/21/em-qual-estacao-gostaria-que-fosse-seu-casamento.js

Dê férias ao branco
Aproveite a estação mais colorida do ano para apostar em vestidos em outros tons. Segundo os estilistas consultados pela reportagem, essa é uma ótima pedida. “O branco e o off-white são os mais pedidos, claro. Mas a noiva pode optar por um rosa clarinho, um champanhe e até mesmo um azul claro. Ficam ótimos!”, afirma Tarragô.

Para Emannuelle, os nudes também são lindas opções. Mas, se for investir em um vestido que não seja branco, lembre-se de tomar alguns cuidados. “Nesses casos, é preciso fazer uma ornamentação muito especial para a noiva não parecer uma convidada. Não dá para casar com um basiquinho em outro tom que não seja o branco”, alerta Bibi Barcellos. 

Corpo à mostra
O clássico vestido de noiva costuma ser bem longo. Mas, se for uma noiva ousada, vale optar por um mais curto. “Um modelo que tem feito muito sucesso em meu ateliê é um vestido curto com uma saia longa por cima. Durante a cerimônia, a noiva usa a saia longa e, na hora da festa, a tira e curte a festa com um tubinho descontraído e estiloso”, diz Marco Tarragô.

O decote também pode ser mais ousado. “Mas é sempre importante que se tenha conforto. Um decote deve ser aceito até o momento que ele cause segurança à noiva”, alerta Emannuelle. Vale também investir em decotes nas costas, com acabamento em renda ou em “V”.

Silhueta marcada
Na hora de escolher o modelo do vestido, o tomara que caia é um clássico e ganha muitas noivas. Alguns estilistas o apontam ainda como tendência, enquanto outros comentam que ele já está um tanto em baixa. No entanto, um detalhe é fato: noivas mais baixinhas devem evitar o modelo, já que ele achata o corpo.

Para a estilista Dani Messih, as tendências não importam tanto. “Para mim, não existe tendência para vestido de noiva e, sim, uma tradução do que a noiva quer. É importante que o estilista entenda o formato do corpo da mulher para criar um vestido que fique bem naquele tipo de corpo, valorizando os pontos fortes e escondendo os pontos fracos”, comenta.

Sob a luz do sol
Responsável por proporcionar dias lindos, a primavera é uma estação muito procurada para casamentos durante o dia e a céu aberto. “Casamentos diurnos pedem leveza. Por isso, os mais indicados são os vestidos românticos, leves e fluidos. Eles podem ter bordados, mas o ideal é escolher os discretos e sem muito brilho”, conta Tarragô. Para dar ainda mais leveza, Solaine Piccoli aconselha a dar preferência pelas pérolas, em vez das pedrarias.

Além disso, vale adequar o vestido ao lugar. “Se o casamento for em um almoço na fazendo, a noiva pode optar por flores de organza, por exemplo, em vez de brilhos. E, se for uma noiva mais moderna, é uma boa ocasião para apostar em um vestido curto”, lembra Bibi.

Se o casamento for na praia, Isaí Chavez, diretor comercial da Pronuptia, aconselha o uso de peças em musseline ou chifon, que dão fluidez e criam belas ondas com o vento. “O estilo retrô está em alta na Europa para noivas que querem se diferenciar das tradicionais e investir em um estilo um pouco hippie.” Chavez ainda comenta que, por lá, fazem sucesso os vestidos em tecidos leves, com mantilhas na cabeça e maquiagem natural, “que coloca em evidência a inocência e o romantismo de um casamento em meio à natureza”.

Nos álbuns abaixo, veja, respectivamente, sugestões de penteados e maquiagens para noivas que vão se casar na estação das flores:

Temporada das flores inspira penteados para noivas
Veja Álbum de fotos
Passo a passo: make inspirada em cores de flores e frutas
Veja Álbum de fotos