Topo

Aliança de platina, ouro amarelo, branco ou rosé? Veja a mais adequada

Na hora de escolher a aliança, além do modelo, casais também devem levar em conta o metal da peça - Thinkstock
Na hora de escolher a aliança, além do modelo, casais também devem levar em conta o metal da peça Imagem: Thinkstock

Daniela Venerando

Do UOL, em São Paulo

08/11/2012 11h52

A aliança de casamento é feita para acompanhar o casal durante a vida toda. Portanto, além de levar em conta o gosto e estilo dos noivos, também é necessário pesquisar sobre o tipo de metal do acessório. Mais uma vez, o que deve prevalecer na decisão do material é o gosto. “Na escolha, o casal deve se perguntar qual é o modelo e metal que gostariam de ver em suas mãos por muitos e muitos anos”, orienta Luciana Marsicano, diretora geral da joalheria Tiffany & Co. no Brasil.

Apesar de a aliança de ouro amarelo ainda ser a preferida pela maioria dos casais, os noivos mais jovens ou que desejam inovar optam, geralmente, pelo ouro branco, platina ou até pelo ouro rosé. Alguns casais até acabam usando alianças diferentes. A mulher na cor dourada e o homem na cor prateada. Outros, para resolver o impasse, usam anéis mistos de ambos metais ou de ouro rosé, que fica mais dourado ou prateado dependendo da luz. Abaixo, veja as curiosidades e manutenção de cada metal e escolha qual é o tipo mais apropriado para o casal.

Ouro amarelo

  • Vivara/Divulgação

    Par de alianças True Love, em ouro amarelo, da joalheria Vivara


Em termos de aliança, não tem para ninguém: “a preferência nacional é o ouro amarelo. Mais de 90% das alianças de casamento são douradas. É o que tem mais ‘cara’ de casamento. Se os noivos querem deixar claramente a opção de casados e são mais tradicionais, eles optam por ela”, afirma Christian Hallot, embaixador da joalheria H.Stern.

A coloração do ouro varia de acordo com a quantidade e tipo dos metais que são utilizados na aliança. O ouro 18 quilates, o mais comum, possui 75% de ouro puro e 25% de ligas metálicas, sendo 15% de prata e 10% de cobre.

Ouro branco

  • H. Stern/Divulgação

    Par de alianças Dreams, em ouro branco e com diamantes, da joalheria H. Stern


Há casais que, por questão de gosto, simplesmente não usam dourado. Geralmente, são esses que compram as alianças de ouro branco ou platina. Em muitos casos, é o homem que não gosta de nada dourado, simplesmente por questão de gosto ou porque não combina com a sua coleção de relógios, por exemplo.

“Por aqui, o ouro branco é mais usado como anel de noivado e, ultimamente, tem agradado muito com modelos com alguma pedra da preferência da noiva, como um diamante ou uma esmeralda”, explica Laura Spiniella, proprietária e designer da joalheria LaSpiniella. 

O ouro branco nada mais é que o ouro amarelo em grande quantidade com um percentual de liga de prata, paládio ou ródio, entre outros. E, por fim, também necessita de um banho de ródio, responsável por dar o aspecto brilhante à peça.

Ouro rosé

  • Tani Jewel/Divulgação

    Par de alianças em ouro rosé, com e sem brilhantes, da joalheria Tani Jewel


De uns tempos para cá, o ouro rosé virou uma tendência forte no mercado de joalheria. “O ouro rosé foi muito usado na década de 20 e, recentemente, voltou impulsionado pelo extremo romantismo que a cor evoca. Mas retornou de forma repaginada e moderna. A mulher de hoje não tem mais essa de que ouro amarelo só combina com ouro amarelo. Ela quer novidade e sabe muito bem transitar e combinar vários tipos de joias”, diz Christian Hallot, da H. Stern.

Por isso, esse metal é procurado por mulheres que querem diversificar e que, normalmente, têm uma coleção de joias razoável. O metal costuma ser formado com a mistura de 75% de ouro puro com 25% de ligas vermelhas --entre elas, o cobre. “Muita joalheria fina na Europa tem usado o rosé em suas coleções. É uma tendência que veio para ficar”, completa Laura Spiniella, da joalheria LaSpiniella. 

Platina

  • Tiffany/Divulgação

    Aliança de platina com diamante no centro da Tiffany & Co.


Por ser um metal mais pesado e mais duro que o ouro, a platina está associada à durabilidade e proteção. O metal ainda é mais resistente à perda de brilho e manchas, além de ser hipoalergênico. Na tradicional Tiffany & Co., por exemplo, as alianças de platina são as queridinhas dos noivos. No entanto, por se tratar de um metal caro, não costuma ser uma opção no noivado. Para ter uma ideia, a Tiffany têm alianças de ouro amarelo a partir de R$ 2.710 e, em platina, a partir de R$ 4.550.

No Brasil, a Tiffany é uma das poucas que oferece alianças e anéis de noivado em platina. Algumas joalherias aceitam apenas encomendas e a maioria delas simplesmente não trabalha com o material. Por esse e outros motivos, o anel de platina também é uma opção para uma ocasião para lá de especial, como a bodas de prata, quando o casal completa 25 anos de casado.

  • 5022
  • true
  • http://mulher.uol.com.br/casamento/enquetes/2012/11/07/qual-e-o-metal-mais-apropriado-para-a-alianca-de-casamento.js

Ao comprar a platina, também é recomendável ficar de olho na pureza do material, pois nem todas as platinas são iguais. Como todos os metais preciosos, a platina é misturada com outros metais para chegar à consistência necessária para uma joia. Uma aliança com 80% de platina e 20% de outros metais vale muito menos que uma aliança com 95% de platina pura. Na Tiffany, por exemplo, os anéis de platina têm como padrão a pureza 950. Ou seja, suas peças têm 95% de platina e 5% de outro metal branco como liga.

“Essa é a liga que a Tiffany considera ideal para que seus diamantes tenham segurança quando cravados”, explica Luciana Marsicano, diretora da Tiffany.  Em joalherias de qualidade, o teor da liga sempre estará estampado em alguma parte da joia e isso é uma característica importante que deve ser observada na aquisição.

Manutenção dos metais
Quando o assunto é manutenção, os materiais não se diferenciam muito, com exceção do ouro branco. O ouro amarelo, rosé e a platina necessitam apenas de polimentos ocasionais, sendo a platina o metal de maior resistência entre esses. Já o ouro branco requer mais cuidado, porque precisa de banho de ródio, responsável por dar o aspecto brilhante à peça, e polimento. Com o tempo, o contato com produtos de limpeza, água e cremes faz com que ele perca o brilho ou fique com um aspecto amarelado. Nada que um novo banho não resolva. Portanto, ao comprar uma peça de ouro branco, veja se a joalheria oferece manutenção grátis. 

Veja variadas opções de alianças
Veja variadas opções de alianças
$escape.getHash()uolbr_tagAlbumEmbed('tagalbum','44995+AND+22447', '')