Topo

Ensaio fotográfico feito na manhã seguinte do casamento capta momentos picantes do casal

Bárbara Stefanelli

Do UOL, em São Paulo

12/11/2012 11h40

Depois de retratar os preparativos, a cerimônia e a festa, por que também não tirar fotos da primeira noite de amor oficial do casal? O ensaio fotográfico “morning after” (a manhã seguinte, em tradução livre do inglês) tem a intenção de captar a paixão dos recém-casados, fotografando o clima da manhã seguinte da noite de núpcias. O estilo sensual está ganhando força nos Estados Unidos e, por aqui, tem tudo para conquistar os noivos mais empolgados com as novidades do setor matrimonial. A fotógrafa norte-americana Michelle Jonné, especialista em fotos de casamento, é uma das precursoras da tendência e acredita que, além de o resultado ficar lindo, as imagens também “servem de reflexão em momentos difíceis do casamento, já que servem como lembretes do amor e comprometimento do casal”.

Segundo Michelle, durante a festa e cerimônia, apesar de as fotos ficarem lindas, não é possível retratar os momentos mais íntimos dos parceiros. “O casamento, além de romântico, é um ritual. Pessoalmente, não acredito que um beijo no altar ou brindes na frente dos convidados é algo pessoal e que denote paixão. Essas sessões fotográficas privadas captam o verdadeiro amor e unidade do casal, quando ninguém está por perto”, diz. “Eu sinto que os casais que fazem essas fotos costumam gostar mais delas do que das próprias imagens do casamento. O ensaio realmente capta a essência de quem eles são.”

A fotógrafa explica que a ideia nasceu já faz um tempo, com a campanha que a Armani realizou com o casal David e Victoria Beckham (foto no álbum acima). “Eles formam um casal chique e sexy e eu quis trazer esse conceito e estilo de fotografia para os meus clientes. Nós vemos esse tipo de fotografia a todo tempo em revistas e campanhas de moda. E quem disse que fotografias sexy são apenas para modelos? A intenção é trazer essa ideia para a vida de casais reais que estão loucamente apaixonados”, explica.

Sem apelar
Mesmo fotografado após a noite de núpcias, a ideia não é realizar um ensaio obsceno, conforme explica Michelle. “Eu prefiro que os casais não fiquem nus. Meu estilo é mais sutil.” Ainda segundo a fotógrafa, o grau de sensualidade das imagens é relativo e vai do casal. “Depende da personalidade dos noivos e do tipo de corpo deles, entre outras coisas. Eu prefiro que essas fotos sejam de bom gosto e divertidas e aconselho os casais a não ficarem tímidos e se entregarem ao momento.”

O "morning after" também não precisa ser exclusivamente feito por recém-casados, já que pode retratar o momento de qualquer pessoa que deseja captar a chama amorosa do momento --ou até reacendê-la, se essa já estiver meio apagada. Conforme explica Michelle, o preço depende se a sessão envolve viagem, da duração, se o casal vai querer as fotos apenas em DVD ou em álbum e dos retoques necessários nas imagens. Mas, normalmente, os ensaios custam a partir de US$ 650 (cerca de R$ 1.330) por hora e duram por volta de duas a três horas.

Por aqui, depois do casamento, o ensaio mais procurado pelos casais é o estilo “trash the dress”, no qual as noivas mais ousadas chegam a destruir ou até queimar o vestido. Outra opção --essa feita antes do “grande dia”-- é presentear o noivo, na noite de núpcias, com um álbum de fotos sensuais. Mas lembre-se: antes de abrir a intimidade do casal para um profissional, veja se o estúdio tem cuidado no manuseio das fotos, para evitar vazamentos. Outro cuidado importante é manter as fotos em um DVD e não gravá-las no HD do computador. O material impresso também deve ficar bem guardado e, de preferência, em uma gaveta que tenha tranca.