Topo

Prata, ouro ou diamante? Entenda o significado das bodas de casamento

5, 25 e 60 anos de casado: a cada boda, o material que representa a união fica mais resistente, assim como o amor do casal --respectivamente ilustrado por madeira, prata e diamante - Arte/UOL
5, 25 e 60 anos de casado: a cada boda, o material que representa a união fica mais resistente, assim como o amor do casal --respectivamente ilustrado por madeira, prata e diamante Imagem: Arte/UOL

Cecília Leite

Do UOL, em São Paulo

11/03/2013 07h10

A palavra bodas significa aniversário de casamento e deriva do latim "votum", que significa voto, promessa ou compromisso firmado entre um casal. A cada ano, o casal comemora a bodas de um material, mas nem sempre sabe o que isso significa. O UOL Casamento conversou com especialistas para explicar o significado das principais bodas e contar outras curiosidades.

"O costume de comemorar as bodas originou-se nos pequenos povos antigos da Alemanha, onde era costume presentear com uma coroa de prata os casais que que chegavam aos 25 anos de união e com uma de ouro os que alcançavam os 50 anos juntos", explica Gabriela Lima de Paula, proprietária da empresa Moças Casamenteiras, especializada em assessoria e organização de casamentos. Com a valorização cada vez maior do casamento, foram criadas outras simbologias para preencher os demais anos e comemorar as datas com maior frequência.

Segundo José Carlos dos Santos, o Frei Zeca, Bacharel em Teologia, Sacerdote na Diocese de Lins (SP) e autor do livro “Celebração de Bodas - Para Lembrar as Datas Principais” (editora Paulinas), celebrar a data é um sinal de maturidade, consistência, resistência, intensidade e consciência do amor. "Perder o amor é perder absolutamente tudo. Sendo assim, como significado religioso, as bodas relembram a promessa feita pelos noivos diante de Deus", diz.


Quanto maior o tempo de casamento, maior é a resistência do material que simboliza a união. "A cada ano, o amadurecimento e a estruturação do relacionamento é lembrada, fortalecendo todas as promessas que foram feitas no dia do casamento --como amor, respeito, fidelidade e cumplicidade", afirma Gabriela. Não se sabe quem de fato escolheu os materiais, mas é possível interpretar os seus significados em relação ao matrimônio. Ao longo dos anos, papel, madeira, cristal e diamante foram apontados como referência e, até hoje, dão significados únicos aos aniversários de casamento.

Da lista de bodas, a data mais comemorada é a de diamante, que celebra os 60 anos de casamento. "O diamante é o material mais rígido e estável da natureza, representa a indestrutibilidade e a consolidação do casamento. É o auge na vida de um casal, quando os obstáculos já foram superados, sonhos foram concretizados e uma família foi criada e estruturada. Embora todas as bodas sejam celebradas com grande amor e alegria, a de diamante seguramente merece destaque", diz Gabriela.

Abaixo, entenda o significado* das principais bodas de casamento:

1 ano: papel
O primeiro é um período de conhecimento, descobertas e ajustes. O papel representa o início de tudo, quando literalmente os projetos saem do papel e ganham vida, além de significar a fase de escrever uma nova história, desta vez, a dois. Muitos casais definem o primeiro ano como a validação do compromisso firmado e assinado no dia do casamento, mas pelo pouco tempo de união, ainda existe uma certa instabilidade, que é representada pela fragilidade do papel.

5 anos: madeira
A madeira é um material resistente, sólido e utilizado como estrutura em construções. As bodas de madeira representam exatamente isso: estrutura e solidificação. O casamento cria raízes e ganha força nesta etapa. Muito mais forte do que o papel, a madeira, embora resistente, pode ser consumida diante de fogo, evidenciando que a relação ainda não é completamente estável.

10 anos: estanho
O estanho é um metal maleável, por isso representa o relacionamento maduro e harmônico alcançado aos dez anos de casamento, mas que ainda pode ser marcado pela instabilidade do casal ao lidar com as dificuldades do cotidiano. Nesta etapa, resistência e flexibilidade se tornam a base da relação.

15 anos: cristal
O cristal é caracterizado pela transparência e excelente qualidade. Significa a união marcada pela transparência, pela solidez e pela vitalidade, repleta de sentimentos claros e nobres alcançados aos 15 anos de casamento.

20 anos: porcelana
Do mesmo modo que o casamento, as mais belas peças de porcelana passaram por um processo bastante intenso de produção para finalmente atingirem o resultado final. Foram submetidas ao calor e ao manuseio para que finalmente pudessem ganhar forma e serem admiradas. O mesmo ocorre em um casamento. Ao longo de 20 anos, o casal passa por diversas situações, experimentando a cumplicidade, o amor e o respeito mútuo que são os sentimentos necessários aos que buscam um casamento estável e verdadeiro.

25 anos: prata
A famosa bodas de prata, tão esperada por muitos casais, comemora não apenas a consolidação de um casamento de 25 anos, mas também a união da família. Filhos e netos se reúnem para a renovação dos votos do casal que ainda pretende manter a integridade do casamento, o amor, o respeito além de aproveitar a companhia do parceiro.

30 anos: pérola
A pérola não precisa ser lapidada pois já possui brilho próprio, ela também não risca ou estraga com facilidade. Por isso, foi escolhida para representear a sobriedade e a sinceridade do amor na vida a dois. 30 anos marcam o início de um casamento realmente estruturado. Quase nada é capaz de abalar a relação, o momento é de buscar paz e harmonia, uma vez que os demais sentimentos já estão solidificados.

35 anos: coral
O coral é formado pelo acúmulo de sedimentos, ganhando forma e intensa durabilidade com o passar do tempo, assim como deve acontecer em um casamento. A cada dia, a relação vai sendo moldada, ganhando forma, força e durabilidade. Com isso, pequenos obstáculos vão sendo deixados para trás.

40 anos: rubi
O rubi é uma pedra de coloração avermelhada e o vermelho representa a paixão e o amor. Nesta etapa, é comemorado o ápice do amor. O que vem a seguir são sentimentos que intensificam o afeto, o carinho e o respeito entre o casal. O rubi é a segunda pedra mais dura da natureza, por isso também traduz a durabilidade do matrimônio, significa que o amor do casal é resistente.

45 anos: platina
A platina é um metal extremamente durável e rígido, assim como um casamento deve ser ao chegar aos 45 anos de convivência. O momento também carrega a lembrança de sempre prezar pela união.

50 anos: ouro
O ouro significa a riqueza que se reflete na valorização do casamento e de uma história solidificada entre o casal e a família. De todos os metais, o ouro é o que exerce mais fascínio sobre os homens. Reúne beleza, brilho, valor, indestrutibilidade e maleabilidade. Traduz toda a nobreza do matrimônio que, na força do amor, vai se purificando mais e mais até tornar-se ainda mais valioso do que o próprio ouro.

55 anos: ametista
A ametista é uma pedra relacionada à proteção e espiritualidade. Ao completar 55 anos de casamento, o momento pede ainda mais amor, carinho e respeito para a relação continuar. Outros sentimentos passam a ser ainda mais valorizados, como a paz e a harmonia na relação entre o casal e os demais membros da família.

60 anos: diamante
Os diamantes são eternos. A pedra mais preciosa foi escolhida para representar a durabilidade e o auge da estabilidade na vida de um casal. Após 60 anos de casamento, nada é capaz de destruir a relação que foi cultivada ao longo dos anos. O diamante também significa que, ao atingir esta etapa, o casamento é "para sempre".

*Consultoria de Nathalia Braga Pegoraro e Ana Lucia Naccarato, assessoras de casamento na empresa Moças Casamenteiras, e de José Carlos dos Santos (Frei Zeca), Bacharel em Teologia, Sacerdote na Diocese de Lins (SP) e autor do livro “Celebração de Bodas - Para Lembrar as Datas Principais” (editora Paulinas).